Título
Analysis of potential shifts in mobility behavior with the introduction of autonomous vehicles
Autor
Guerra, Yara Bianca Colares
Resumo
pt
Os veículos autónomos (AVs) são vistos como uma das principais tecnologias disruptivas da atualidade, capazes de mudar completamente a mobilidade como a conhecemos. E é através desta tecnologia que surgem novos conceitos como Veículos Autónomos Partilhados (SAVs), que prometem tornar-se um elemento crucial para os serviços de mobilidade sob demanda. Esta pesquisa explora as potenciais mudanças no comportamento de mobilidade dos cidadãos com a disponibilização de AVs em sistemas de mobilidade.
Através da realização de um inquérito, foi possível auferir os padrões e preferências de mobilidade, a perceção de utilidade sobre serviços de transporte partilhado e veículos autonomos, assim como, a intenção de uso desta tecnologia. E através da análise dos dados recolhidos, de uma amostra de 252 respostas, foi possível identificar alguns elementos que afetam a intenção de uso, o quanto a perceção sobre os AVs e SAVs varia entre grupos sociodemograficos e por fim, as oportunidades que surgem com as experiências de mobilidade identificadas.
en
Autonomous vehicles (AVs) are seen as one of the main disruptive technologies today, capable of completely changing mobility as we know it. And it is through this technology that new concepts such as Shared Autonomous Vehicles (SAVs) emerge, which promise to become a crucial element for on-demand mobility services. This research explores the potential changes in citizens' mobility behavior with the availability of AVs in mobility systems.
By carrying out a survey, it was possible to assess mobility patterns and preferences, the perception of the usefulness of shared transport services and autonomous vehicles, as well as the intention to use this technology. And through the analysis of the data collected, from a sample of 252 responses, it was possible to identify some elements that affect the intention of use, how much the perception of AVs and SAVs varies between sociodemographic groups, and finally, the opportunities that arise with the identified mobility experiences.