Título
Plataformas de Forex
Autor
Caeiro, Bernardo Santana
Resumo
pt
A conceção do Forex foi condicionada pelo progresso tecnológico. A primeira rede de mercado cambial foi criada em 1971, tornando possível em grandes organizações, tais como bancos comerciais, centrais e instituições de investimento negociarem, criando desta forma o primeiro mercado Forex.
De 2000 a 2005 o avanço tecnológico e a popularização da internet em geral levaram ao lançamento das primeiras plataformas digitais de Forex para pequenos investidores, o que finalmente permitiu que pudessem ser acedidas por qualquer pessoa e não apenas por grandes organizações.
Apesar de ser um mercado relativamente recente e ainda pouco conhecido, o número de investidores de Forex tem vindo a crescer lentamente, existindo cada vez mais a necessidade de neste tipo de mercado financeiro, as plataformas satisfazerem as necessidades de quem investe, de fácil utilização e detenham as ferramentas necessárias para o sucesso de um trader.
É neste contexto e à luz dos novos avanços tecnológicos, que esta dissertação pretende analisar em que medida as características de uma plataforma de Forex podem influenciar a intenção da utilização, e como podem contribuir para a entrada de futuros investidores neste tipo de mercado.
Foram selecionadas quatro variáveis (facilidade de uso, utilidade, qualidade de conteúdo, qualidade de software), realizou-se um questionário para aferir a sua influência, e procedeu-se à identificação e validação de um modelo conceptual explicativo da adoção das plataformas de Forex através do SPSS AMOS. Concluiu-se que, das variáveis, apenas a facilidade de uso e utilidade de uma plataforma de Forex afetam positivamente a intenção da utilização.
en
The design of the Forex was conditioned by technological progress. The first exchange market network was established in 1971, making it possible for large organizations such as commercial banks, central and investment institutions to trade, thus creating the first Forex market.
From 2000 to 2005, technology advancement and internet popularization of the internet in general led to the launch of the first digital Forex platforms for small investors, which finally allowed them to be accessed by anyone and not just large organizations.
Despite being a relatively recent and little-known market, the number of Forex traders has been growing slowly and there is a growing need for platforms in this type of financial market to meet the needs of who invests, be user-friendly and have all the necessary tools for a trader's success.
In this context, and due to the new technological advances, that this dissertation intends to analyse to what extent the characteristics of a Forex platform can influence its intention and how it can contribute to the entry of future traders in this type of market.
Four variables were selected (ease-of-use, usefulness, content quality, software quality), a questionnaire was carried out to measure their influence, and a conceptual explanatory model for the adoption of Forex platforms through SPSS AMOS. It was concluded that, of the variables, only the ease-of-use and usefulness of a Forex platform positively affect the intention to use.