Título
Sustainability as a key driver of innovation: a pedagogical case study of Fidelidade Group
Autor
Marques, Daniela Alexandra da Silva
Resumo
pt
A sustentabilidade é um tópico cada vez mais presente nas discussões da sociedade,
principalmente nas gerações mais novas. Através da inovação, as empresas têm um papel
fundamental na sustentabilidade, tendo o poder de contribuírem para um futuro
economicamente, socialmente e ambientalmente mais sustentável. Deste modo, muitas
empresas começaram a alinhar a sua estratégia com os objetivos de desenvolvimento
sustentável, para a concretização da Agenda 2030. O presente caso de estudo pedagógico, focase no sector segurador, dado que é um dos setores mais importantes para a economia e essencial
para a proteção da vida das pessoas. Centra-se em específico no Grupo Fidelidade, o grupo líder
de mercado em Portugal e de referência na indústria seguradora. Tendo isto em consideração,
o caso de estudo pedagógico explora modelos teóricos de negócio sustentável e de
sustentabilidade orientada para a inovação, enquadrando diversas atividades de inovação
realizadas pelo Grupo Fidelidade nas diferentes fases do modelo de sustentabilidade orientada
para a inovação apresentado por Adams et al. (2016). O objetivo é demonstrar como a
sustentabilidade pode ser o principal impulsionador para a inovação e explorar como o Grupo
Fidelidade pode através da inovação tornar-se mais sustentável.
en
Sustainability is an increasingly present topic in society's discussions, especially in younger
generations. Through innovation, companies have a fundamental role in sustainability, having
the power to contribute to a more economically, socially, and environmentally sustainable
future. In this way, many companies have started to align their strategy with the objectives of
sustainable development, in order to implement the 2030 Agenda. The present pedagogical case
study focuses on the insurance sector, as it is one of the most important sectors for the economy
and essential for the protection of people's lives. It focuses specifically on the Fidelidade Group,
the market leader in Portugal and a reference in the insurance industry. Bearing this in mind,
the pedagogical study case explores theoretical models of sustainable business and innovationoriented sustainability, framing various innovation activities carried out by Fidelidade Group
in the different phases of the innovation-oriented sustainability model presented by Adams et
al. (2016). The objective is to illustrate how sustainability can be the main driver for innovation
and to explore how the Fidelidade Group can, through innovation, become more sustainable.