Título
The new luxury is not gold, it is green: communicating sustainability within the luxury market: the case of the brazilian luxury fashion brand Osklen
Autor
Attili, Isabella Lazarini Silveira
Resumo
pt
A sustentabilidade não é apenas uma tendência. É um fato e é irreversível. Ao longo
de milhares de anos, o ser humano tem agido sem levar em consideração os danos
causados à Terra. Em uma busca desenfreada pelo crescimento e lucros, as empresas
exploraram a natureza até seus limites e atualmente estamos sofrendo as
consequências desses atos. No entanto, o tema da sustentabilidade entrou em voga
tentando ajudar a reverter esta situação e não é mais uma opção uma vez que as
pessoas estão exigindo isso das marcas. Tornar-se sustentável é uma obrigação para as
empresas que querem continuar a operar no mercado e, para isso, fazer uso da prática
de Responsabilidade Social Corporativa é uma alternativa.
Em relação ao mercado da moda, especialmente ao setor de luxo, eles carregam
consigo o peso de um dos maiores poluentes do meio ambiente e, portanto, um dos
mais cobrados para promover mudanças em seus valores, métodos de produção e
mensagens transmitidas ao consumidor. E foi nesta onda de consciência que Osklen,
uma marca brasileira de moda de luxo fundada por Oskar Metsavaht, deu seus
primeiros passos para se tornar um dos pioneiros da sustentabilidade no mundo da
moda. Além disso, Metsavaht é responsável pelo desenvolvimento do conceito de
Novo Luxo que é descrito como a união entre Nobre e Sustentável, Ética e Estética; e
pretende comunicar esta mensagem através da sua marca e através das ações
realizadas em conjunto com algumas instituições, por exemplo, o Instituto-E,
promovendo o desenvolvimento humano sustentável.
en
Sustainability is not just a trend. It is a fact and it is irreversible. Over thousands of
years the human being has been taking action without taking into consideration the
damage done to the Earth. In an unbridled search for growth and profits, companies
have explored nature to its limits and we are currently suffering the consequences of
these acts. However, the theme of sustainability has come into vogue trying to help
reverse this situation and is no longer just an option once people are demanding this
from brands. Becoming sustainable is a must for companies that want to continue to
operate in the market and for that, make use of Corporate Social Responsibility
practice is an alternative.
Regarding the fashion market, especially the luxury sector, they carry with them the
burden of one of the biggest pollutants of the environment and therefore, one of the
most charged to promote changes in their values, production methods and message
transmitted to the consumer. And it was in this wave of awareness that Osklen, a
Brazilian luxury fashion brand founded by Oskar Metsavaht, took its first steps
towards becoming one of the pioneers of sustainability in the fashion world. In
addition, Metsavaht is responsible for developing the concept of the New Luxury
which is described as the union between the Noble and Sustainable, Ethics and
Aesthetics; and aims to communicate this message through its brand and through the
actions carried out jointly with some institutions, for example the Instituto-E,
promoting the human sustainable development.