Teses e dissertações

Mestrado
Antropologia
Título

O silêncio que fala: os ritos fúnebres como performance e o cemitério como lugar de memória

Autor
Mergulhão, Bruna Rafaela de Vasconcelos
Resumo
pt
Todo ritual deve ser entendido como uma forma comunicativa de expressão, podendo ser considerado performático por promover nos participantes um efeito catártico que se apresenta por meio de gestos, falas, ações, cantos, objetos, trajes, cenário, instrumentos e ornamentos utilizados para proporcionar realismo e vivacidade à ação pretendida. Portanto, a realização do rito fúnebre contém a desordem da morte e reinstala a ordem, restabelecendo o equilíbrio necessário ao grupo por meio da realização de etapas que precedem e seguem a morte, também implica a comunidade o reconhecimento da morte de outrem bem como consola e ampara os enlutados. À vista disso, a memória se manifesta em todos os elementos simbólicos materiais ou imateriais, portanto os cemitérios são entendidos como lugares de memória, pois uma de suas funções é "lembrar o morto" por meio de representações funerárias, como fotografias, epitáfios e esculturas, reforçando ainda que este ambiente é um espaço de criação e recriação de memória coletiva. Levando-se em conta o atual contexto pandêmico, fez-se necessário observar as mudanças e adaptações relacionadas a aglomerações e a celebrações, o que influenciou na configuração dos ritos funerários católicos e na vivência do luto. Isto posto, esta investigação tem como objetivo compreender a relação entre a conservação da memória do falecido e a performatividade dos ritos fúnebres católicos, de modo a entender como as representações funerárias estão relacionadas à manutenção da memória individual e coletiva do morto, tendo como principal local de pesquisa o Cemitério do Alto de São João em Lisboa.
en
Every ritual must be understood as a communicative form of expression, and it may be considered performative because it promotes in the participants a cathartic effect that is made present through gestures, speeches, actions, chanting, objects, costumes, scenario, instruments and ornaments used to provide realism and vivacity to the intended action. Hence, the celebration of the funeral rite contains the disorder of death and reinstates order, re-establishing the equilibrium needed by the group through the accomplishment of the stages before and after death; besides, it involves the community in recognizing the passing away of others as well as comforting and sheltering the bereaved. Consequently, memory is manifested in all material or immaterial symbolic elements, therefore cemeteries are understood as places of memory, since one of their functions is to "remember the dead" through funerary representations such as photographs, epitaphs and sculptures, further reinforcing that it is a space of creation and recreation of collective memory. Considering the current pandemic context, it was necessary to observe the changes and adaptations related to agglomerations and celebrations, which influenced the configuration of Catholic funerary rites and the experience of mourning. This research aims to comprehend the relationship between the conservation of the memory of the deceased and the performativity of Catholic funeral rites, in order to understand how funeral representations are related to the maintenance of the individual and collective memories of the deceased, the main location of this study being Alto de São João Cemetery in Lisbon.

Data

01-fev-2021

Palavras-chave

Morte
Death
Memória
Memory
COVID-19
Rito funerário
Cemitério -- Cemetery
Luto
Funerary rite
Mourning

Acesso

Acesso livre

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