Título
Entre memória, afetividade e rituais rurais: Como é que morrem os animais?
Autor
Kalte, Milena Sophie
Resumo
pt
O presente trabalho aborda a problemática da morte animal como problemática-chave
reveladora das relações entre animais e humanos no contexto etnográfico de Colares, Sintra.
Mais precisamente, aborda-se o tema a partir de um método que se chama de ‘etnografia multiespécies’
e que visa integrar uma multiplicidade de pontos de vistas, mais-do-que humanos, na
visão que se veio a traçar da problemática e do terreno sob investigação. É neste sentido, de
aproximação ao tema da morte animal a partir de perspectivas menos antropocêntricas, que a
primeira parte teórica da tese procura desconstruir a divisão nítida entre aquilo que definimos,
em termos antropológicos, como oposições: o animal e o humano, o natural e o cultural, o
doméstico e o selvagem. Aborda-se a questão central, de como é que os seres humanos lidam
com a morte animal, a partir de três eixos relacionais centrais: a afetividade, a memória e os
rituais. A segunda parte da tese assenta na descrição etnográfica de práticas, terminologias,
experiências e conversas realizadas e recolhidas no terreno, abrangendo a zona florestal que
liga as duas localidades de Colares Velho e do Penedo e as pessoas e animais que co-habitam
na zona. Dão-se a conhecer, com especial enfoque, os interlocutores animais e o conhecimento
que estes mesmos podem transmitir-nos sobre o evento da morte animal como também sobre
novas formas de pensar a vida em comunidade (rural) a partir de uma perspetiva de convívio
interespécies intensificado. A construção da narrativa escrita da tese apoia-se numa narrativa
paralela visual, que aborda tanto os tópicos chaves como também as pequenas histórias
recolhidas no trabalho de campo numa perspetiva mais abstrata e artística.
en
This thesis explores animal death as a key topic for the study of human-animal relations in
the ethnographic context of Colares, Sintra. More precisely, the topic is approached from a
methodological perspective called ‘multispecies ethnography’ that aims to integrate a
multiplicity of more-than-human visions into the fieldwork and process of exploring the issue
of animal death. The first and theoretical part of the thesis approaches the question of animal
death by deconstructing the dualism rooted within the ideas of what is human and animal,
natural and cultural, domestic and wild through the lens of three key themes: affection,
memory and ritual. The thesis poses the questions: how do humans learn to handle the death
of an animal and what knowledge can be extrapolated from that instance to the human
encounter with their own death? The second part of the thesis is an ethnographic description
of local practices and terminologies regarding the animal death while introducing the main
infomants of the research – the animals which cohabit with humans within the rural forest
area that stretches out in between the villages of Colares Velho and Penedo. Through the
perspective of these animals, we gain hands-on knowledge regarding the ways in which an
animal’s death crosses with our own, human, ways of life and death. Furthermore, in a
community intervention perspective of a more public anthropology, the described encounters
with animals and their death in the field may indicate new ways of how (rural) communities
could be constructed from a multi-species point of view that stresses cohabitation over
domination. The thesis’ written narrative is combined with a parallel visual narrative that
illustrates the key topics and histories collected within the scope of the research from a more
abstract and artistic perspective.