Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Caracterização da inovação na indústria cosmética: estudo de caso L'Oréal

Autor
Martins, Ana Catarina Dias
Resumo
pt
A inovação é uma das fontes mais importantes de vantagem competitiva sustentável e fator intrínseco à estratégia empresarial porque conduz ao desenvolvimento e melhoria de produtos, serviços e processos, permitindo que as empresas cresçam mais rapidamente e sejam mais eficientes e lucrativas do que as não inovadoras. A indústria cosmética está em constante evolução e é caracterizada por um crescimento regular e elevada competitividade. Esta exige às empresas grande eficiência para inovar, para atenderem às diferentes necessidades dos consumidores e fazer face à elevada concorrência. O presente estudo tem como objetivo analisar a inovação na indústria cosmética, nas suas várias dimensões. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo ao método de estudo de caso único da L’Oréal, mais precisamente da Divisão Cosmética Ativa. Deste estudo, é possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente o investimento contínuo na qualidade e eficácia de produtos e gamas já existentes, ou de novos produtos, respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) no que respeita à inovação de processos, embora não tenham sido identificados aspetos relevantes no ano 2019, evidenciaram-se alguns serviços inovadores de realidade aumentada e de inteligência artificial; (3) a inovação organizacional está associada a alterações estruturais da empresa, destacando-se o abandono da fragmentação por áreas e a utilização crescente de ferramentais digitais que facilitam a comunicação, a partilha e arquivo de ficheiros e a reestruturação dos papéis das equipas; (4) relativamente à inovação de marketing, verificaram-se mudanças, sobretudo ao nível do "packaging" dos produtos, orientado para a sustentabilidade.
en
Innovation is one of the most important sources of sustainable competitive advantage and an intrinsic factor in business strategy, because it leads to the development and improvement of products, services and processes, allowing companies to grow faster and be more efficient and profitable than non-innovators. The cosmetic industry is constantly evolving and is characterized by regular and related high growth. This requires companies to be highly efficient to innovate, to meet the different needs of consumers and to face the competition. The current study aims to analyze innovation in the cosmetic industry, in its various dimensions. For this purpose, it was used a qualitative methodology based on the unique case study method of L'Oréal, more precisely from the Active Cosmetics Division. From this study, it is possible to conclude the following: (1) product innovation is based on the continuous investment in the quality and efficiency of existing products and lines or new products, respecting environmental sustainability; (2) regarding process innovation, although relevant aspects were not defined in 2019, there were some innovative services of augmented reality and artificial intelligence; (3) organizational innovation is associated with structural changes in the company, highlighting the fact that it has abandoned fragmentation by areas and the increasingly use of digital tools that facilitated communication, file sharing and storing, and the restructuring of teams’ roles; (4) as far as marketing innovation is concerned, there were changes, mainly in terms of product packaging, oriented towards sustainability

Data

02-fev-2021

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Estudo de caso
Case study
Indústria cosmética
Cosmetic industry

Acesso

Acesso livre

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