Título
Caracterização da inovação na indústria cosmética: estudo de caso L'Oréal
Autor
Martins, Ana Catarina Dias
Resumo
pt
A inovação é uma das fontes mais importantes de vantagem competitiva sustentável e fator
intrínseco à estratégia empresarial porque conduz ao desenvolvimento e melhoria de produtos,
serviços e processos, permitindo que as empresas cresçam mais rapidamente e sejam mais
eficientes e lucrativas do que as não inovadoras. A indústria cosmética está em constante
evolução e é caracterizada por um crescimento regular e elevada competitividade. Esta exige
às empresas grande eficiência para inovar, para atenderem às diferentes necessidades dos
consumidores e fazer face à elevada concorrência.
O presente estudo tem como objetivo analisar a inovação na indústria cosmética, nas suas
várias dimensões. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo ao método
de estudo de caso único da L’Oréal, mais precisamente da Divisão Cosmética Ativa. Deste
estudo, é possível concluir o seguinte: (1) a inovação de produtos tem subjacente o investimento
contínuo na qualidade e eficácia de produtos e gamas já existentes, ou de novos produtos,
respeitando a sustentabilidade ambiental; (2) no que respeita à inovação de processos, embora
não tenham sido identificados aspetos relevantes no ano 2019, evidenciaram-se alguns serviços
inovadores de realidade aumentada e de inteligência artificial; (3) a inovação organizacional
está associada a alterações estruturais da empresa, destacando-se o abandono da fragmentação
por áreas e a utilização crescente de ferramentais digitais que facilitam a comunicação, a
partilha e arquivo de ficheiros e a reestruturação dos papéis das equipas; (4) relativamente à
inovação de marketing, verificaram-se mudanças, sobretudo ao nível do "packaging" dos
produtos, orientado para a sustentabilidade.
en
Innovation is one of the most important sources of sustainable competitive advantage and an
intrinsic factor in business strategy, because it leads to the development and improvement of
products, services and processes, allowing companies to grow faster and be more efficient and
profitable than non-innovators. The cosmetic industry is constantly evolving and is
characterized by regular and related high growth. This requires companies to be highly efficient
to innovate, to meet the different needs of consumers and to face the competition.
The current study aims to analyze innovation in the cosmetic industry, in its various
dimensions. For this purpose, it was used a qualitative methodology based on the unique case
study method of L'Oréal, more precisely from the Active Cosmetics Division. From this study,
it is possible to conclude the following: (1) product innovation is based on the continuous
investment in the quality and efficiency of existing products and lines or new products,
respecting environmental sustainability; (2) regarding process innovation, although relevant
aspects were not defined in 2019, there were some innovative services of augmented reality and
artificial intelligence; (3) organizational innovation is associated with structural changes in the
company, highlighting the fact that it has abandoned fragmentation by areas and the
increasingly use of digital tools that facilitated communication, file sharing and storing, and the
restructuring of teams’ roles; (4) as far as marketing innovation is concerned, there were
changes, mainly in terms of product packaging, oriented towards sustainability