Título
The influence of corporate social responsibility (CSR) activities on consumers’ purchasing behavior: A business case study: Portuguese banking sector
Autor
Seiça, Francisco Dupont Pires de Sousa
Resumo
pt
Este estudo de caso tem como objetivo investigar a influência das políticas de RSE executadas
pelos bancos no processo de tomada de decisão dos consumidores, analisando a sua percepção
em relação a essas mesmas políticas.
Foi feita uma pesquisa detalhada a fim de enquadrar adequadamente este trabalho, de
modo a dar a solução mais precisa possível. A revisão da literatura assenta em três vertentes
principais: o conceito de RSE e a sua influência na sociedade, o processo de compra e ligação
à marca na perspetiva dos consumidores e das empresas e o setor bancário português. Ao
aprofundar sobre estes três aspectos e na combinação dos mesmos, é possível perceber o
paradigma onde este trabalho se insere. A revisão da literatura encerrou com a descoberta de
lacunas, apresentando três estudos semelhantes, que focam aspectos importantes e relevantes,
mas não responderam ao problema que este trabalho pretende solucionar.
Como este estudo pretende entender o ponto de vista dos consumidores, era lógico que na
recolha de dados, estivesse incluído um método de contato direto com as pessoas. Para tal, foi
realizado um questionário, e realizada a respetiva análise quantitativa em SPSS, de forma a
obter resultados concretos e precisos.
No final, esses resultados foram interpretados e unidos, sendo possível chegar a uma
conclusão, não só com a resolução do problema inicial, mas também, com indicadores para o
futuro, no que diz respeito à RSE na banca portuguesa.
en
This study case aims to investigate the influence of CSR policies executed by banks in
consumers’ decision-making process, by analysing their awareness and perception towards this
same politics.
A deep research was made in order to properly frame this work, so as to give the most
possible accurate solution. The literature review is based on three main aspects: CSR concept
and influence in the society, the process of buying and brand attachment from the consumers
and companies’ point of view, and the Portuguese banking sector. By funnel on these three
aspects and combining them, it is possible to perceive the paradigm where this work settles
itself. The literature review ended with the gap finding, presenting three similar studies, which
focused on important and relevant aspects, but did not answer the problem this work aims to
solve.
As this study intents to understand the consumers’ point of view, it was only logical that
the methodology included a direct contact with people. Therefore, a survey was conducted,
using a quantitative SPSS analysis to reach, concrete, precise results.
In the end those results were interpreted, and by putting them together, it was possible to
reach out for a conclusion with not only the solution of the initial problem, but also, with
indicators for the future, in what CSR in Portuguese banking is concerned.