Título
It takes two to tango: Co-creation for sustainable development in the food retailing sector
Autor
Chambel, Ana Mafalda Aleixo Carias
Resumo
pt
As questões relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável (DS) são uma das maiores
preocupações da sociedade contemporânea e cujos problemas são uma responsabilidade
partilhada por todos os países, indivíduos, governos e empresas. Os impactos ambientais
derivados dos atuais hábitos de produção e consumo não são sustentáveis para o planeta
e mais de um quarto destes é causado pela indústria alimentar. Caso não sejam adotadas
medidas firmes rapidamente, o futuro das gerações vindouras será comprometido. A
normalização da integração da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como parte
integrada da estratégia das empresas sem dúvida que ajudou na consciencialização para a
importância do DS, mas as empresas não podem ser bem-sucedidas sozinhas. Os
consumidores são um elemento chave no processo de atingir o DS e sem eles, não será
possível cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações
Unidas. O conceito de Responsabilidade Social do Consumidor é deste modo introduzido
não só com uma forma de responsabilizá-los na luta pelo DS, mas também para entender
as motivações dos consumidores no que toca à compra sustentável de comida. Por fim, a
Co-criação é sugerida como uma solução para conectar os retalhistas e consumidores para
que, juntos, possam na procura pelo DS. Para confirmar as perguntas de investigação, foi
adotado um estudo qualitativo onde se realizaram entrevistas aos consumidores e
retalhistas e onde se concluiu que ainda há muito trabalho para ser feito de ambas as
partes.
en
Sustainable development (SD) issues are one of the top concerns of contemporary
societies and whose problems are a responsibility shared by all countries, individuals,
governments and businesses. The environmental impacts derived from current
production and consumption habits are not sustainable for the planet and more than a
quarter of these can be blamed on the food industry. If firm measures are not put into
practice quickly, the future of upcoming generations will be compromised. The
normalization of integrating Corporate Social Responsibility (CSR) as an embedded
part of businesses’ strategy has undoubtedly help to raise awareness on the importance
of SD, but companies cannot succeed alone. Consumers are also a key part on the
process of achieving SD and without them, it will not be possible to accomplish the
Sustainable Development Goals proposed by the United Nations. The concept of
Consumer Social Responsibility (CnSR) is thus introduced not only as a way of holding
consumers responsible in the battle for SD too, but also to understand the drivers of
consumers when it comes to sustainable food purchasing. Finally, Co-creation is
suggested as a solution to connect retailers and consumers so that, together, they can
pursuit SD. As to access the research question, a qualitative study was performed with
interviews including both consumers and retailers and it was concluded that there is still
a lot of work that must be done by both parts.