Título
Detecting psychological sentiments in users from social networks
Autor
Santos, Patrícia de Sousa dos
Resumo
pt
Ao longo dos anos tem havido um aumento da população que sofre de depressão. Muitos
utilizadores encontram um refúgio nas redes sociais em alternativa a profissionais de saúde,
por se sentirem mais seguros e confortáveis a desabafar com outros utilizadores sem que
isso os obrigue a expressar uma opinião. Apesar do impacto negativo que as redes sociais podem ter nos utilizadores, muitos estudos mostram que com base nos posts feitos, é
possível fazer uma distinção entre utilizadores depressivos e não depressivos e uma análise
comportamental e linguística. Desta maneira, a literatura reporta que foram criados e aperfeiçoados modelos de predição de utilizadores depressivos. Nesta dissertação, temos como
objetivo testar e desenvolver um modelo que ajude na deteção de utilizadores depressivos
em redes sociais com base nas palavras e emoções do posts, utilizando dois léxicos, NRC
Emotion Lexicon e VAD Lexicon. Através do NRC Emotion Lexicon quisemos avaliar se a implementação de novas features num estudo apresentado no trabalho relacionado, permite
uma melhoria no desempenho do modelo desenvolvido. Já com o VAD Lexicon, o objetivo
é analisar se através dos valores obtidos de VAD é possível extrair as emoções presentes.
Concluímos que o uso do VAD Lexicon não foi vantajoso visto que, não foi possível correlacionar os valores do VAD com os sentimentos. Para o NRC Emotion Lexicon, concluímos
que, apesar da integração do léxico no modelo não ter resultado numa melhor performance
do modelo, foi possível observar melhorias, demonstrando que o léxico contribuiu positivamente para a eficácia do modelo.
en
Over the years there has been an increase in the population suffering from depression.
Many users find refuge in social networks as an alternative to health professionals, because
they feel safer and comfortable to open up with others without forcing them to express
their opinion. Despite the negative impact of social networks on users, many studies show
that based on the posts made, it is possible to make a distinction between depressed and
non-depressed users and a behavioural and linguistic analysis. In this way, the literature
reports that prediction models of depressive users have been created and improved. In this
dissertation, we aim to test and develop a model that helps in the detection of depressive
users in social networks based on the words and emotions of the posts, using two lexicons,
NRC Emotion Lexicon and VAD Lexicon. Through the NRC Emotion Lexicon we wanted to
evaluate if the implementation of new features in a study presented in the related work,
allows an improvement in the performance of the model developed. With VAD Lexicon,
the objective is to analyze if through VAD values it is possible to extract the emotions.
We concluded that the VAD Lexicon was not advantageous since, it was not possible to
correlate the VAD values with the emotions. With NRC Emotion Lexicon, we concluded
that although the integration of the lexicon did not result in a better performance, it was
possible to observe improvements, demonstrating that the lexicon contributed positively to
the effectiveness of the model.