Título
The role of digital influencers on consumers' purchase intention in fashion
Autor
Gomes, Marina Alexandra Silva
Resumo
pt
Nesta era digital existe um interesse crescente pelos influenciadores digitais, que transmitem
aos seguidores opiniões sobre marcas e produtos. Considerando que a investigação sobre o
papel dos influenciadores digitais nas estratégias de marketing é escassa, este estudo pretende
avaliar o papel dos influenciadores digitais na intenção de compra na moda. A revisão da
literatura permitiu identificar variáveis chave associadas aos influenciadores digitais.
Uma combinação de métodos foi selecionada. Foram efetuadas entrevistas com
influenciadoras digitais, para aprofundar os seus pontos de vista. Foi realizado um questionário
online, dirigido a consumidores que seguem influenciadores digitais na moda, para testar as seis
hipóteses propostas, baseadas na revisão da literatura. Obtiveram-se 345 respostas. Analisaramse os dados quantitativos através do IBM SPSS.
Os resultados indicam que, entre as características dos influenciadores digitais
consideradas, a para-social interaction e a qualidade do conteúdo influenciam positivamente a
intenção de compra na moda. Verifica-se também um impacto positivo da atitude dos
consumidores relativamente aos conteúdos patrocinados, sendo esta a variável que mais
contribuiu para explicar a intenção de compra de um produto recomendado. As influenciadoras
digitais entrevistadas consideram a relação e interação com os seguidores, a transparência,
consistência e criatividade as características mais importantes para que um influenciador digital
seja eficaz.
Este estudo realça as características dos influenciadores digitais que potenciam o seu papel
na intenção de compra, consequentemente, enriquece a investigação sobre este tema e fornece
recomendações futuras. Pode, igualmente, ajudar as marcas de moda que colaboram com
influenciadores digitais, a definir melhor as estratégias nas redes sociais.
en
In this digital Era, there has been an increasing interest in digital influencers, who convey their
opinions to followers regarding brands and products. Considering that research on digital
influencers’ role in marketing strategies is scarce, this study aims at assessing the role of digital
influencers on purchase intention in fashion. The literature review allowed to identify key
variables associated with digital influencers.
A combination of methods was selected. Interviews with digital influencers were
accomplished in order to deeply understand their perspectives. An online questionnaire
addressing consumers who follow fashion digital influencers was conducted in order to test six
hypotheses, which were proposed based on the literature review. A total of 345 responses was
obtained. The quantitative data was analysed through IBM SPSS.
Results indicate that, amongst the considered digital influencers’ characteristics, parasocial interaction and content quality positively influence purchase intention in fashion.
Moreover, consumers’ attitude towards sponsored posts positively impacts purchase intention
and it was demonstrated that this variable contributed the most to explain purchase intention of
a recommended product. Regarding the interviewees’ opinion, the most important
characteristics to achieve effectiveness are the connection and interaction with their followers,
transparency, consistency and creativity demonstrated by digital influencers.
This study highlights the digital influencers’ characteristics, which enhance their role on
purchase intention, thus enriching the research on this theme and providing further investigation
recommendations. It can also help fashion brands to better define social media strategies, when
collaborating with digital influencers.