Título
The role and impact of the influencer marketing strategy in fashion companies: Farfetch case study
Autor
Mekkaoui, Sarah
Resumo
pt
Nos últimos anos, temos assistido a um ponto de viragem no marketing digital, com o crescente
interesse por influenciadores digitais, cuja missão é partilhar as suas opiniões e pensamentos
sobre diferentes marcas ou produtos com o que chamamos de "seguidores" em diferentes
plataformas de redes sociais. No início, esta estratégia foi ferozmente contestada, e muitos
anunciantes não tinham a certeza da sua eficácia. Ao ver cada vez mais empresas bem sucedidas
a basearem inteiramente a sua comunicação nas redes sociais com estes influenciadores, que se
tornou oficialmente uma experiência de marketing adequada.
Neste projeto, a estratégia de marketing de influenciadores do mercado de luxo online da
empresa FARFETCH será analisada para entender a importância que esta estratégia pode ter
nas empresas de moda. Uma revisão da literatura ajudará a identificar os aspetos e conceitos
fundamentais desta estratégia das redes sociais. Além disso, um inquérito online sobre o uso
das redes sociais e o marketing de influenciadores permitiu-nos reunir uma base de dados de
opiniões sobre o assunto. Um total de 126 respostas foram recolhidas e analisadas.
Este inquérito ajudou a destacar áreas que a Farfetch ainda não explorou e que poderiam
ser consideradas como soluções e direções potenciais para desenvolver a sua estratégia de
marketing de influenciadores no futuro. Foram apresentadas quatro ideias nesta tese: (1) A
Farfetch deve investir para desenvolver relações mais fortes com os influenciadores; (2) A
Farfetch deve considerar o alargamento da sua estratégia de marketing de influenciadores a
novas plataformas como o Tiktok; (3) A Farfetch deve considerar o trabalho com
influenciadores sustentáveis; (4) A Farfetch deve igualmente analisar os benefícios de
trabalhar/criar os seus próprios influenciadores virtuais.
Neste estudo, percebemos que o marketing de influenciadores é uma estratégia complexa
nas redes sociais e que precisa de ser cuidadosamente estudada pelas marcas de moda para ser
um grande sucesso.
en
Lately, we’re seeing a turning point in digital marketing, with the growing interest in digital
influencers, whose mission is to share their opinions and thoughts on different brands or
products with what we call ‘followers’ on different social media platforms. At first, this strategy
has been fiercely contested, and many marketers were not sure of its effectiveness. It is by
seeing more and more successful companies entirely basing their social media approach on
these influencers, that it has officially now become proper marketing expertise.
In this in-company project, the influencer marketing strategy of the online luxury
marketplace FARFETCH will be analyzed to understand the importance this strategy can have
in fashion companies. A literature review will help to identify the key aspects and concepts of
this social media strategy. Moreover, an online survey on social media usage and influencer
marketing allowed us to gather a strong database about the subject. A total of 126 answers have
been collected and analyzed.
This survey helped to highlight areas that Farfetch has not exploited yet and which could
be considered as solutions and potential directions to further develop their influencer marketing
strategy in the future. Four ideas have been presented in this thesis: (1) Farfetch should invest
to develop stronger relationships with the influencers; (2) Farfetch should consider extending
its influencer marketing strategy to new platforms such as Tiktok; (3) Farfetch should consider
working with sustainable influencers; (4) Farfetch should also analyze the benefits of working
with/creating their own virtual influencers.
In this study, we realized that influencer marketing is a complex social media strategy that
needs to be precisely studied by fashion brands in order to be a great success.