Título
The influence of digital transformation on the music industry
Autor
Adam, Léna Morgane
Resumo
pt
A indústria musical incluindo vasto leque de profissionais, segmenta-se nas indústrias que
gravam, publicam, distribuem e organizam concertos ao vivo. Tradicionalmente impulsionada
pela venda física de música gravada, esta indústria viu o seu ecossistema transformar-se pela
tecnologia digital nos últimos anos, que trouxe inovação disruptiva a modelos de negócio,
atividades e relacionamentos entre os seus agentes.
Esta dissertação analisa a transformação da indústria da música. O valor da música evoluiu
com a inovação, sendo hoje percebido como um serviço de oferta imediata associado ao
progresso das TIC, pelo que é crucial compreender a evolução e tendência do mercado musical.
Desde 2018, o streaming representa a principal fonte de receita do segmento da música gravada.
Em resultado, sete proposições são formuladas enquanto linhas de investigação.
O principal objectivo desta dissertação é compreender o ponto de vista dos profissionais,
relativamente à tendência e correta comercialização da música. Complementada com a análise
quantitativa de dados do mercado e da revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa
qualitativa aprofundada junto dos profissionais de música, seguindo um guião de entrevista.
Pela análise, compreende-se que, apesar da adopção do modelo de negócio digital, ainda se
constatam várias limitações. Pela influência de actuais factores externos, em particular do
contexto de pandemia viral, esta pesquisa evidencia a influência e promissora tendência da
inovação tecnológica na evolução do modelo de negócio da indústria da música. O estudo
revela, ainda, o papel de participante ativo do consumidor, o qual contribui para o sucesso
artístico e do mercado musical.
en
The music industry includes a large number of players, segmented by the publishing, recording,
distributing and live organizations. Traditionally driven by physical sales of record music, the
music industry’s ecosystem has been disrupted by digital transformation these last years, thus
transforming music business models and activities as well as relations among players.
This dissertation addresses the transformation of the music industry. The value of music
has evolved through innovation and is now offered as an immediate and interconnected service,
supported by the progress of ICT. Since 2018, streaming represents the main source of record
music revenues. That is why, understanding these evolutions and transformations is critical to
correctly understand how music is marketed. As a result, seven propositions have been
formulated as lines of investigation.
The main purpose of this research is to understand the offer point of view. Complemented
with quantitative analysis of market data and literature review, an in-depth qualitative research
was conducted towards music professionals following an interview guide. From the analysis, it
was possible to understand that, despite the adoption of the digital business model, there still
are several limitations. Under the influence of external factors, and in particular the sanitary
context of this year, the study suggests the influence and promising trend of technological
innovation in the evolution of the music industry business model. The study also reveals the
growing active participation of consumers, which contributes to the artistic success and the
music market.