Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

The influence of digital transformation on the music industry

Autor
Adam, Léna Morgane
Resumo
pt
A indústria musical incluindo vasto leque de profissionais, segmenta-se nas indústrias que gravam, publicam, distribuem e organizam concertos ao vivo. Tradicionalmente impulsionada pela venda física de música gravada, esta indústria viu o seu ecossistema transformar-se pela tecnologia digital nos últimos anos, que trouxe inovação disruptiva a modelos de negócio, atividades e relacionamentos entre os seus agentes. Esta dissertação analisa a transformação da indústria da música. O valor da música evoluiu com a inovação, sendo hoje percebido como um serviço de oferta imediata associado ao progresso das TIC, pelo que é crucial compreender a evolução e tendência do mercado musical. Desde 2018, o streaming representa a principal fonte de receita do segmento da música gravada. Em resultado, sete proposições são formuladas enquanto linhas de investigação. O principal objectivo desta dissertação é compreender o ponto de vista dos profissionais, relativamente à tendência e correta comercialização da música. Complementada com a análise quantitativa de dados do mercado e da revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa qualitativa aprofundada junto dos profissionais de música, seguindo um guião de entrevista. Pela análise, compreende-se que, apesar da adopção do modelo de negócio digital, ainda se constatam várias limitações. Pela influência de actuais factores externos, em particular do contexto de pandemia viral, esta pesquisa evidencia a influência e promissora tendência da inovação tecnológica na evolução do modelo de negócio da indústria da música. O estudo revela, ainda, o papel de participante ativo do consumidor, o qual contribui para o sucesso artístico e do mercado musical.
en
The music industry includes a large number of players, segmented by the publishing, recording, distributing and live organizations. Traditionally driven by physical sales of record music, the music industry’s ecosystem has been disrupted by digital transformation these last years, thus transforming music business models and activities as well as relations among players. This dissertation addresses the transformation of the music industry. The value of music has evolved through innovation and is now offered as an immediate and interconnected service, supported by the progress of ICT. Since 2018, streaming represents the main source of record music revenues. That is why, understanding these evolutions and transformations is critical to correctly understand how music is marketed. As a result, seven propositions have been formulated as lines of investigation. The main purpose of this research is to understand the offer point of view. Complemented with quantitative analysis of market data and literature review, an in-depth qualitative research was conducted towards music professionals following an interview guide. From the analysis, it was possible to understand that, despite the adoption of the digital business model, there still are several limitations. Under the influence of external factors, and in particular the sanitary context of this year, the study suggests the influence and promising trend of technological innovation in the evolution of the music industry business model. The study also reveals the growing active participation of consumers, which contributes to the artistic success and the music market.

Data

04-fev-2021

Palavras-chave

Modelo de negócio
Business model
Indústria musical
Music industry
Digital transformation
Transformação digital
Record music
Música gravada

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo