Título
A procura de alinhamento serviço: Sistema: O caso dos restaurantes numa cadeia de supermercados
Autor
Balsa, Maria Inês Esteves
Resumo
pt
Propósito – O objectivo é estudar e apresentar dados empíricos que permitam concluir
sobre o alinhamento existente entre o conceito do serviço, a proposta de valor de um
restaurante inserido num supermercado e o sistema de entrega.
Metodologia – A investigação foi desenhada centrada no cliente e considerando a
literatura referente a Modelos de Negócio, Conceito de Serviço e Sistema de Entrega do
Serviço. Os dados empíricos foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas a
clientes. Posteriormente elaborou-se sobre os conceitos de serviço e sistemas de entrega
emergentes da informação recolhida. De seguida, estudámos o alinhamento com a
proposta de valor oferecida ao cliente.
Resultado – A inexistência de alinhamento entre o conceito de serviço, proposta de
valor e sistema de entrega em restaurantes da cadeia de retalho alimentar analisada
permite questionar o desempenho deste negócio.
Limitações – Assumimos que, para cada conceito de serviço, só existe o sistema de
entrega, apresentado no estudo. Não investigámos a existência de outros sistemas de
entrega e a sua implicação no alinhamento existente.
Implicações práticas – A investigação enfatiza a importância do alinhamento entre o
conceito de serviço, sistema de entrega e proposta de valor, como forma de esbater
ineficiências no serviço e no desempenho financeiro do restaurante.
Originalidade – A dissertação apresenta desenvolvimentos face à investigação
realizada relativamente ao alinhamento entre o conceito e sistema de entrega do serviço,
introduzindo a necessidade de alinhamento também com a proposta de valor. O estudo é
aplicado a restaurantes inseridos em supermercados, contexto pouco estudado até à data.
en
Purpose – The aim of this thesis is to study and present empirical data which allows to
conclude about the existent alignment between service concept, supermarket
restaurant’s value proposition and service delivery system.
Methodology – The study was designed in a customer’s focus base and having in
account the business model literature, service concept literature and service delivery
system. Data were collected through semi structured clients interviews, who attend to
restaurants under investigation. Subsequently we developed an approach to service
concepts and service delivery systems according to collected information. Finally we
studied the offered value proposition to restaurant´s clients.
Findings – The lack of alignment between the service concept, value proposition and
service delivery system on studied food retail chain allows us to question the
performance of this business.
Research limitations – We assumed for each service concept, one service delivery
system only, presented in the study. This thesis does not examine the existence of more
service delivery systems and its implication on the existent alignment.
Practical implications – The thesis emphasizes the importance of alignment between
service concept, value proposition offered to client and service delivery system, in a
way to blurring service inefficiencies and company’s financial performance.
Originality – The thesis presents developments compared with existing investigation
related to the alignment between concept and service delivery system, introducing the
need to value´s proposition alignment offered to clients. The study was applied in
supermarket’s restaurants. This context is not too much studied yet.