Título
A transformação digital das escolas e o seu impacto nas estruturas de gestão escolar, administrativas, pedagógicas e tecnológicas: estudo de caso
Autor
Paiva, Susana Isabel Conde Gaboleiro
Resumo
pt
A transformação digital é um conceito cada vez mais presente nas instituições, não apenas como um
processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas
também como uma mudança cultural.
O propósito deste estudo é analisar que transformações organizacionais, administrativas,
tecnológicas e pedagógicas resultam da transformação digital das escolas e que impacto teve a
pandemia de Covid-19 neste processo. Tendo em conta a complexidade e amplitude do tema,
decidimos focar a investigação num estudo de caso num agrupamento de escolas. A recolha de dados
baseou-se num modelo de triangulação, sendo a informação recolhida através de análise documental,
de uma entrevista semiestruturada à diretora do agrupamento e de questionários aos docentes.
A transformação digital no agrupamento em estudo já vinha a acontecer de forma gradual, na área
administrativa e no apoio ao ensino nas salas de aula, com a necessidade de suspensão das atividades
letivas devido à pandemia de Covid-19 a tecnologia ganhou um papel de destaque. Foi necessário
organizar, reinventar e encontrar recursos para que escola não parasse e para que os alunos
continuassem a aprender. O ensino remoto de emergência foi a alternativa possível, deixando em
aberto para o futuro da escola possibilidades, experiências e conhecimento para um ensino mais
digital. A capacitação do corpo docente é fundamental para uma atuação competente neste novo
caminho. Este caminho da transformação digital está a ser feito, todavia ainda falta investimento
tecnológico em equipamentos adequados e eficazes e formação de professores que dê resposta a este
desafio.
en
Digital transformation is a concept increasingly present in institutions, not only as a process that allows
using technological resources to increase organizational performance, but also as a cultural change.
The purpose of this study is to analyze what organizational, administrative, technological, and
pedagogical transformations result from the digital transformation of schools and what impact the
Covid-19 pandemic has had on this process. Given the complexity and breadth of the topic, we decided
to focus the research on a case study in one school cluster. Data collection was based on a triangulation
model, with information collected through document analysis, a semi-structured interview with the
cluster's director, and questionnaires to teachers.
The digital transformation in the school cluster under study was already happening gradually, in
the administrative area and in supporting teaching in the classrooms, but with the need to suspend
school activities due to the Covid-19 pandemic, technology gained a prominent role. It was necessary
to organize, reinvent, and find resources so that school would not stop and students would continue
to learn. Emergency remote teaching was the possible alternative, leaving open for the future of the
school possibilities, experiences, and knowledge for a more digital education. Training the teaching
staff is essential to perform competently on this new path. This path of digital transformation is being
taken, however, there is still a lack of technological investment in adequate and effective equipment
and teacher training to meet this challenge.