Teses e dissertações

Mestrado
Administração Escolar
Título

A transformação digital das escolas e o seu impacto nas estruturas de gestão escolar, administrativas, pedagógicas e tecnológicas: estudo de caso

Autor
Paiva, Susana Isabel Conde Gaboleiro
Resumo
pt
A transformação digital é um conceito cada vez mais presente nas instituições, não apenas como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural. O propósito deste estudo é analisar que transformações organizacionais, administrativas, tecnológicas e pedagógicas resultam da transformação digital das escolas e que impacto teve a pandemia de Covid-19 neste processo. Tendo em conta a complexidade e amplitude do tema, decidimos focar a investigação num estudo de caso num agrupamento de escolas. A recolha de dados baseou-se num modelo de triangulação, sendo a informação recolhida através de análise documental, de uma entrevista semiestruturada à diretora do agrupamento e de questionários aos docentes. A transformação digital no agrupamento em estudo já vinha a acontecer de forma gradual, na área administrativa e no apoio ao ensino nas salas de aula, com a necessidade de suspensão das atividades letivas devido à pandemia de Covid-19 a tecnologia ganhou um papel de destaque. Foi necessário organizar, reinventar e encontrar recursos para que escola não parasse e para que os alunos continuassem a aprender. O ensino remoto de emergência foi a alternativa possível, deixando em aberto para o futuro da escola possibilidades, experiências e conhecimento para um ensino mais digital. A capacitação do corpo docente é fundamental para uma atuação competente neste novo caminho. Este caminho da transformação digital está a ser feito, todavia ainda falta investimento tecnológico em equipamentos adequados e eficazes e formação de professores que dê resposta a este desafio.
en
Digital transformation is a concept increasingly present in institutions, not only as a process that allows using technological resources to increase organizational performance, but also as a cultural change. The purpose of this study is to analyze what organizational, administrative, technological, and pedagogical transformations result from the digital transformation of schools and what impact the Covid-19 pandemic has had on this process. Given the complexity and breadth of the topic, we decided to focus the research on a case study in one school cluster. Data collection was based on a triangulation model, with information collected through document analysis, a semi-structured interview with the cluster's director, and questionnaires to teachers. The digital transformation in the school cluster under study was already happening gradually, in the administrative area and in supporting teaching in the classrooms, but with the need to suspend school activities due to the Covid-19 pandemic, technology gained a prominent role. It was necessary to organize, reinvent, and find resources so that school would not stop and students would continue to learn. Emergency remote teaching was the possible alternative, leaving open for the future of the school possibilities, experiences, and knowledge for a more digital education. Training the teaching staff is essential to perform competently on this new path. This path of digital transformation is being taken, however, there is still a lack of technological investment in adequate and effective equipment and teacher training to meet this challenge.

Data

14-jan-2022

Palavras-chave

Mudança
Change
Gestão
Management
Distance learning
Ensino à distância
Digital skills
Digital transformation
Transformação digital
Competências digitais
Tecnologia -- Technology

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo