Título
100 years of sport club Lusitânia: a communication plan for a centenary season
Autor
Santiago, João Silva Mendes
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano de comunicação para a época
centenária do Sport Club Lusitânia, um clube da Ilha Terceira, Açores, fundado a 24 de Junho
de 1922.
Apesar de ser um dos clubes mais importantes dos Açores, com uma vasta história e
tradição no arquipélago, o Lusitânia atravessa graves dificuldades financeiras devido à gestão
danosa de anteriores direções do clube. Nos últimos anos, e por diversas ocasiões, o clube ficou
perto de declarar falência e cessar todas as suas atividades, sendo apenas salvo por alguns
sócios.
No entanto, apesar de todas as dificuldades financeiras, o Lusitânia tem tido a capacidade
de se manter competitivo, registando presenças regulares das suas equipas séniores masculinas
na 1ª divisão de basquetebol, 2ª divisão de futsal e 3ª divisão de futebol. Além disso, o clube
regista uma média anual de 400 atletas.
Com o aproximar do centenário do Lusitânia, a direção do clube acredita que poderá
utilizar as celebrações deste marco histórico com o intuito de criar uma onda de apoio e
entusiasmo em redor do clube, galvanizando sócios, adeptos e restante população, de forma a
gerar receitas que contribuam para a redução do passivo.
Sendo um clube pequeno e de gestão não profissional, o Lusitânia não tem departamento
de marketing nem planos de comunicação para as épocas desportivas. De forma a colmatar esta
lacuna, e tendo em conta a data especial que se avizinha, foi desenvolvida uma proposta para o
plano de comunicação da época desportiva de 2021/2022.
en
The main purpose of this project is to develop a communication plan for the centenary season
of Sport Club Lusitânia, a sports team from Terceira Island, Azores, which was founded on
June 24, 1922.
Despite being one of the most important clubs in the Azores, with a long history and
tradition in the archipelago, Lusitânia has been experiencing serious financial difficulties for
some years due to previous harmful management. In recent years, and on several occasions, the
club has almost declared bankruptcy and the ceasing of all its activities, only being saved by
some of its associates.
However, despite all the financial difficulties, the club has been able to remain competitive,
registering a regular presence of its senior male teams in the 1st basketball division, 2nd futsal
division and 3rd soccer division. In addition, the club registers an annual average of 400
athletes.
With the upcoming 100th anniversary, Lusitânia’s management believes that it will be able
to leverage the celebrations of this historic landmark in order to create a wave of support and
enthusiasm around the club, galvanizing associates, fans and general population, which will
then contribute to generate considerable revenues that are crucial to decrease the club’s
liabilities.
As a small club, with a non-professional management, Lusitânia does not have a marketing
department or a communication plan for the sports season. In order to fill this gap, and taking
into account the special date ahead, a proposal for the communication plan for the 2021/2022
sports season was developed in this master's thesis.