Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

100 years of sport club Lusitânia: a communication plan for a centenary season

Autor
Santiago, João Silva Mendes
Resumo
pt
O principal objetivo deste projeto é desenvolver um plano de comunicação para a época centenária do Sport Club Lusitânia, um clube da Ilha Terceira, Açores, fundado a 24 de Junho de 1922. Apesar de ser um dos clubes mais importantes dos Açores, com uma vasta história e tradição no arquipélago, o Lusitânia atravessa graves dificuldades financeiras devido à gestão danosa de anteriores direções do clube. Nos últimos anos, e por diversas ocasiões, o clube ficou perto de declarar falência e cessar todas as suas atividades, sendo apenas salvo por alguns sócios. No entanto, apesar de todas as dificuldades financeiras, o Lusitânia tem tido a capacidade de se manter competitivo, registando presenças regulares das suas equipas séniores masculinas na 1ª divisão de basquetebol, 2ª divisão de futsal e 3ª divisão de futebol. Além disso, o clube regista uma média anual de 400 atletas. Com o aproximar do centenário do Lusitânia, a direção do clube acredita que poderá utilizar as celebrações deste marco histórico com o intuito de criar uma onda de apoio e entusiasmo em redor do clube, galvanizando sócios, adeptos e restante população, de forma a gerar receitas que contribuam para a redução do passivo. Sendo um clube pequeno e de gestão não profissional, o Lusitânia não tem departamento de marketing nem planos de comunicação para as épocas desportivas. De forma a colmatar esta lacuna, e tendo em conta a data especial que se avizinha, foi desenvolvida uma proposta para o plano de comunicação da época desportiva de 2021/2022.
en
The main purpose of this project is to develop a communication plan for the centenary season of Sport Club Lusitânia, a sports team from Terceira Island, Azores, which was founded on June 24, 1922. Despite being one of the most important clubs in the Azores, with a long history and tradition in the archipelago, Lusitânia has been experiencing serious financial difficulties for some years due to previous harmful management. In recent years, and on several occasions, the club has almost declared bankruptcy and the ceasing of all its activities, only being saved by some of its associates. However, despite all the financial difficulties, the club has been able to remain competitive, registering a regular presence of its senior male teams in the 1st basketball division, 2nd futsal division and 3rd soccer division. In addition, the club registers an annual average of 400 athletes. With the upcoming 100th anniversary, Lusitânia’s management believes that it will be able to leverage the celebrations of this historic landmark in order to create a wave of support and enthusiasm around the club, galvanizing associates, fans and general population, which will then contribute to generate considerable revenues that are crucial to decrease the club’s liabilities. As a small club, with a non-professional management, Lusitânia does not have a marketing department or a communication plan for the sports season. In order to fill this gap, and taking into account the special date ahead, a proposal for the communication plan for the 2021/2022 sports season was developed in this master's thesis.

Palavras-chave

Marketing
Desporto
Sports
Plano de comunicação
Communication plan
Fans
Fãs
Engagement
Engajamento

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo