Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Novos planos e estratégias de divulgação: Case study: Artes da expansão

Autor
Gonçalves, Ramiro Assis Gonçalves
Resumo
pt
Este trabalho de projecto tem como objectivo a criação de um plano de comunicação para o lançamento de um portal on-line para aceder a colecções temáticas relacionadas com a expansão portuguesa entre o século XV e o século XVIII, cujaanálise e inventariação surge-nos integrada no projecto “Portugal e as Artes da Expansão, séculos XV a XVIII”, fruto de uma parceria entre o Museu Nacional de Arte Antiga, o Centro de Históriade Além-Mar (FCSH-UNL) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Incluído numa nova abordagem ligada a renovadas estratégias de divulgação, a concepção de planos de comunicação adequados a base de dados ligadas ao campo da investigação em história da arte, tem como objectivo alertar consciências para a importância crescente do património móvel fomentando o seu estudo e conservação através da utilização de ferramentas práticas. Tratando-se de um plano para um objecto teórico, não podemos, de momento, chegar a conclusões verdadeiramente conclusivas mas podemos estabelecer certos parâmetros de actuação futura deste trabalho tais como atingir os objectivos propostos.
en
This projects main goal is the creation of a communication plan conceived to the launch of portal of a online database related to art objects produced as a result of the Portuguese maritime expansion between the 15 th and the 18 th centuries. This database belong to the project “Portugal e as Artes da Expansão, séculos XV a XVIII” which is the result of a partnership between the Museu Nacional de Arte Antiga, the Centro de História de Além-Mar (FCSH-UNL) and the Fundação para a Ciência e Tecnologia. Included in a new approach related to recent communication strategies, the conception of these communication plans especially to art database is intended to raise public awareness and bring consciousness to the growing importance of mobile heritage by promoting the study and conservation through the use of practical tools. In the case of a plan for a theoretical subject, wecannot currently reach truly conclusive findings but we can establish certain parameters for future action, such as this work, to achieve their objectives.

Data

01-fev-2013

Palavras-chave

Marketing
Plano de comunicação
Communication plan
Artes da Expansão Portuguesa
Art from the portuguese discoveries
Cultura -- Culture

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo