Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

Music festivals and cultural initiatives as a way of revitalizing inland Portugal: The case study of BONS SONS Festival

Autor
Alves, Maria Mafalda de Brito Guerreiro
Resumo
pt
O impacto da industrialização e globalização trouxe enormes desafios e transformações às regiões rurais e interiores do país. Em Portugal há um processo contínuo de bipolarização e litoralização da população à volta das duas áreas metropolitanas principais, Porto e Lisboa. Numa era em que a litoralização é uma realidade e o interior de Portugal está a passar por uma grande redução na sua população ativa, é também possível verificar um fenómeno que se desenvolve em paralelo: a emergência de festivais de música, arte e cultura por todo o território nacional, incluindo em regiões do interior. Segundo a APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música - desde 2016 que o número de festivais organizados em território nacional cresceu mais de 23%, desde 246 em 2016 a 311 em 2018. Este caso prático terá o propósito de abordar esta tendência de crescimento dos festivais de música em Portugal e ao mesmo tempo analisar realidades tais como o subdesenvolvimento das regiões do interior focando o caso do BONS SONS, um festival de música e uma iniciativa cultural que revitaliza a região. O objetivo é apresentar o BONS SONS e a realidade que o rodeia e constrói, usá-lo como exemplo a seguir para outras iniciativas e contribuir para o seu desenvolvimento. Primeiramente, será apresentada uma contextualização temática e do objeto do caso prático. Depois, um conjunto de perguntas cujas respostas estarão na informação providenciada pela contextualização, nas entrevistas feitas e na análise da literatura sobre marketing e outros conceitos necessários. Por último, uma proposta de resolução será providenciada bem como um plano de animação com sugestões a discutir e trabalhar em sala de aula.
en
The impact of industrialization and globalization brought great challenges and transformations to the rural and inland regions of the country. In Portugal there is higher population density along coastal areas as well as a bipolarization of it around the two main metropolitan areas, Porto and, especially, Lisbon. In a time where this is a reality and inland areas in Portugal are witnessing a major decrease of its active population, it is also possible to spot a phenomenon rising in parallel: the emergence of music, arts and cultural festivals occurring across the country, including in inland regions. According to APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música - from 2016 the number of music festivals held across national territory grew more than 23%, going from 249 in 2016 to 311 in 2018. The purpose of this thesis is to tackle the trend of the growing sector of music festivals in Portugal, and, at the same time, addressing existing realities such as the underdevelopment of inland regions by focusing on the case of BONS SONS, a music festival and a cultural initiative that revitalizes the region. The goal is to present the festival in all its dimensions, to use it as an example for other initiatives as such and to contribute to its development. Firstly, a contextualisation of the situation will be presented. Then, a group of questions will be put together, whose answers lie in the information provided by the contextualisation, in the interviews held and in the literature review on marketing and other necessary concepts. Later, a resolution proposal will be provided as well as an animation plan with suggestions to discuss and work in class.

Data

05-fev-2021

Palavras-chave

Comunicação
Communication
Marca
Branding
Marketing cultural
Cultural marketing
Festivais de música
Music festivals
Marketing musical
Arts marketing
Music marketing
Cultural initiatives
Marketing das artes
Iniciativas culturais

Acesso

Acesso livre

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