Título
Learning to code in class with MOOCs: Process, factors and outcomes
Autor
Gomes, João Pedro Grangeia
Resumo
pt
Problema: Nos últimos anos, Python tornou-se a linguagem de programação mais popular,
ultrapassando o Java, que continua a sermuito usada como principal linguagem de programação
em muitas licenciaturas relacionadas com informática. Estas licenciaturas acabam muitas vezes
por não oferecer esta competência aos estudantes, no entanto o mercado de trabalho procura-a
cada vez mais.
Objectivo: Avaliar a possibilidade de aprender uma nova linguagem de programação através de
um MOOC num regime de total dedicação. E por fim, perceber se este permite obter resultados
comparáveis ao ensino tradicional.
Proposta: Os estudantes com falta de conhecimentos de Python realizaram um processo de
aprendizagem intensivo desta linguagem através de um MOOC em sala de aula. Este último
é adequado a estudantes com alguns conhecimentos de programação, permitindo assim um
ritmo mais rápido de aprendizagem. A perceção subjetiva dos participantes sobre a respetiva
carga de trabalho foi monitorizada.
Validação: Realização de um concurso de programação recorrendo a um juiz automático. Dois
grupos de estudantes participaram neste concurso: estudantes das 3 licenciaturas sem conhecimentos
de Python, que realizaram o MOOC (grupo experimental), e os estudantes da licenciatura
que inclui Python e que teve uma aprendizagem tradicional (grupo de controlo).
Conclusões: Os resultados deste experimento foram analisados e inferiu-se que a aprendizagem
de um MOOC em sala de aula é tão eficaz quanto o ensino tradicional. Para além disso,
foi também verificado que a média de notas dos estudantes obtida nas unidades curriculares
de programação que já frequentaram no seu curso e o número de módulos feitos no MOOC no
contexto desta experiência influenciam diretamente os pontos obtidos no concurso de programação.
en
Problem: Python became the most popular programming language in recent years, beating
Java, the programming language still widely used as the main programming language in many
undergraduate degrees on computer science related areas. Students from those degrees often
do not get Python in their syllabus, but the job market is demanding it increasingly.
Objective: To assess if learning a new programming language by following a MOOC is feasible
in a fully dedicated mode and allows achieving a learning outcome comparable to the
traditional in-class learning process.
Proposal: Students from undergraduate degrees lacking Python skills followed a dedicated and
intensive learning process on that language based on an in-class MOOC. The latter is suitable
for students with some background in programming, as is the case, allowing a faster learning
pace. Participants’ subjective perception of the corresponding workload was monitored.
Validation: A programming contest, using an automatic judge, was used as a validation for this
proposal. Two groups of students participated: those from three degrees lacking Python, which
followed the proposed MOOC (experimental group), and those from the degree that includes
Python programming, which had a traditional in-class learning process (control group).
Conclusions: The experiment results were analysed and it was inferred that the proposed
in-class MOOC learning approach is as effective as the traditional learning approach. Furthermore,
it was identified that the students’ average grades obtained in the previous programming
courses taken as part of their degree’s syllabus and the number of MOOC modules finished in
the context of this experiment directly influence the number of points obtained in the contest.