Título
A multiple criteria route recommendation system
Autor
Beirão, Rúben André Sousa
Resumo
pt
O trabalho a desenvolver nesta dissertação insere-se num projeto de maior dimensão denominado
Sustainable Tourism Crowding (STC), cuja motivação assenta, essencialmente, em dois
impactos negativos provocados pela sobrecarga turística que se verifica, nomeadamente, nos
bairros históricos de Lisboa.
O objetivo desta dissertação é, então, mitigar esses problemas: reduzir a sobrecarga turística
dos pontos de interesse mais visitados numa cidade que, além da degradação da experiência
turística, causa problemas de sustentabilidade em diversos aspetos (ambiental, social e local).
No âmbito desta dissertação, a implementação de um componente de um sistema de recomendação
é a solução proposta. Baseia-se num algoritmo multicritério de recomendação de
percursos pedonais que minimiza a passagem por locais mais apinhados e maximizam a visita
a pontos de interesse mais sustentáveis. Essas rotas serão personalizadas para cada utilizador,
pois consideram as suas preferências (por exemplo, tempo, orçamento, nível de esforço físico) e
várias restrições retiradas de outros microsserviços que fazem parte da arquitetura do sistema
global mencionado acima (por exemplo, condições meteorológicas, níveis de apinhamento, pontos
de interesse, níveis de sustentabilidade).
Concluímos que é possível desenvolver um microsserviço que recomenda rotas personalizadas
e que comunica com outros microsserviços que fazem parte da arquitetura global do
sistema mencionada acima. A análise dos dados experimentais do sistema de recomendação,
permite-nos concluir que é possível obter uma distribuição mais equilibrada da visita turística,
aumentando a visita a pontos de interesse mais sustentáveis e evitando percursos mais
apinhados.
en
The work to be developed in this dissertation is part of a larger project called Sustainable
Tourism Crowding (STC), which motivation is based on two negative impacts caused by the
tourism overload that happens, particularly, in the historic neighborhoods of Lisbon.
The goal of this dissertation is then to mitigate those problems: reduce the tourist burden of
points of interest in a city that, in addition to the degradation of the tourist experience, causes
sustainability problems in different aspects (environmental, social and local).
Within the scope of this dissertation, the implementation of one component of a recommendation
system is the proposed solution. It is based on a multi-criteria algorithm for recommending
pedestrian routes that minimize the passage through more crowded places and maximizes
the visit to sustainable points of interest. These routes will be personalized for each user, as they
consider their explicit preferences (e.g. time, budget, physical effort) and several constraints
taken from other microservices that are part of the global system architecture mentioned above
(e.g. weather conditions, crowding levels, points of interest, sustainability).
We conclude it is possible to develop a microservice that recommend personalized routes
and communicate with other microservices that are part of the global system architecture mentioned
above. The analysis of the experimental data from the recommendation system, allows
us to conclude that it is possible to obtain a more balanced distribution of the tourist visit, by
increasing the visit to more sustainable places of interest and avoiding crowded paths.