Título
Turismo de surf na Ericeira: A inovadora oferta do Selina Boavista Ericeira
Autor
Rôxo, Bernardo Maria de Siqueira de Almeida Tarouca
Resumo
pt
Longe vão os tempos em que Portugal lançava o slogan “Portugal: the shortest way between
America and Europe”, com o intuito de potenciar as suas qualidades turísticas inigualáveis.
Atualmente, já não existem dúvidas que Portugal é o país da moda e o melhor destino turístico
europeu. Só nos últimos anos, verificou-se um aumento sustentado em diversos indicadores
turísticos, como no número de hóspedes (17.3 milhões em 2014 para os 22.8 milhões em 2018)
ou em receitas turísticas (10.4 mil milhões de euros em 2014 para 16.6 mil milhões de euros
em 2018).
Paralelamente, foi-se desenvolvendo, no decurso das últimas décadas, uma estreita relação
entre o turismo e o surf. A procura constante pela onda perfeita (crença partilhada entre a
comunidade surfista) tornou-se o principal motivo de inúmeras viagens e despoletou um novo
nicho de mercado – o turismo de surf. Desde então, são várias as atividades que surgiram em
torno deste fenómeno, tais como a produção e distribuição de pranchas, surfwear e
equipamento, escolas de surf e surf camps, ou propostas de consumo complementares como
restaurantes, hotéis e hostels. A Ericeira, com a sua história enraizada no mar, surge neste
contexto como um destino de surf de eleição, diferenciando-se pelas suas condições naturais
propícias à modalidade. O reconhecimento internacional deu-se em 2011, quando foi eleita pela
organização norte-americana Save the Waves Coalition, como a primeira Reserva Mundial de
Surf da Europa.
O presente caso tem como objetivo analisar o turismo de surf que foi emergindo na
Ericeira, desde a evolução e perfil da procura à análise da oferta. Adicionalmente, é apresentado
o exemplo do Selina Boavista Ericeira, um hotel-comunidade com fortes ligações ao surf, que
identificou na vila uma oportunidade para expandir o negócio da marca.
Para melhor compreensão do caso será efetuada uma abordagem ao marketing turístico
assim como uma caracterização detalhada sobre o turismo de surf, sustentada em vários estudos
académicos desenvolvidos até então.
Por fim, a pertinência do tema proposto não e de todo abalada com a crise económica e
sanitária que se instalou no início de 2020. Pelo contrário, procurou-se apresentar ao longo do
caso, embora que ainda sem grande precisão, as consequências nefastas já sentidas pela
pandemia neste setor.
en
Long gone are the days where Portugal launched its slogan “Portugal: the shortest way between
America and Europe”, which was intended to capture the potential of its unique touristic
assets. Currently, there no doubts that Portugal is the place to visit, and currently the best
European tourist destination. These past few years alone, a sustained growth has been seen in
several tourist performance metrics, like in the number of guests (from 17.3 million in 2014 to
22.8 million in 2018), or in tourism profits (from 10.4 billion euros in 2014 to 16.6 billion euros
in 2018).
At the same time, over these past decades, a tight relationship between tourism and surf
has been developing. The constant pursuit of the “perfect wave” (a shared belief between the
surfing community) has become the main reason for constant trips and has brought up a new
market niche – the surf tourism. Since then, there have been several activities that have come
up, due to this phenomenon, like the production and distribution of surfboards, surfwear and
equipment, surf schools and surf camps, or complementary products of consumption, like
restaurants, hotels and hostels. Ericeira, which has its cornerstone based in the sea, arises as
a perfect destiny for surfing, due to the exceptional natural conditions for its practice. In 2011,
Save the Waves Coalition, gave international recognition to the Village, by awarding it the
First European Surf Reserve.
The following case has the aim to analyze surf tourism that has been emerging in Ericeira
since the expansion and profile of the demand to an analysis of the offer. Additionally, it´s
presented the example of Selina Boavista Ericeira, a community-hotel with strong roots in
surfing, that identified within the village a great opportunity to expand its brand portfolio.
To better understand the case, it’ll be approached a view on touristic marketing and a
detailed characterization about surf tourism, sustained in several academics’ studies developed
so far.
Lastly, the topic’s relevancy is not at all shaken by the economic and sanitary crisis that
the world became accustomed to, this past year. On the contrary, though without great
precision, attempts were made to measure the consequences already been felt by the pandemic,
in the sector.