Título
The different cultural impacts on perceived strategic alignment
Autor
Jesus, João Nuno Aguiar Reais Lacasta de
Resumo
pt
É geralmente aceite que a estratégia é condicionada pela cultura, e que a cultura
reflete as especificidades funcionais de cada organização. Isto implica que, numa
estratégia de integração vertical, duas unidades de negócio funcionalmente distintas e
com diferentes subculturas desenvolvem graus distintos de alinhamento estratégico,
tornando impossível maximizar o alinhamento estratégico corporativo.
No entanto, este raciocínio baseia-se no pressuposto de que as mesmas dimensões de
cultura organizacional têm os mesmos pesos nas relações com a estratégia ou o
alinhamento estratégico.
Este estudo foi realizado de modo a testar este pressuposto, recorrendo a uma amostra
de 637 colaboradores de duas unidades de negócio, pertencentes a uma empresa com
uma estratégia de integração vertical. Os resultados de testes ANOVA e de análises
de regressão demonstram que as duas unidades de negócio diferem quanto às
dimensões culturais, ou seja, as dimensões culturais que explicam significativamente
o grau de alinhamento estratégico percebido diferem entre as duas unidades de
negócio, permitindo encontrar níveis de alinhamento estratégico semelhantes com
diferentes pesos em cada dimensão.
en
It is commonly accepted that strategy is conditioned by culture, and that culture
reflects the functional specificities of each organization. This implies that within a
strategy of vertical integration, any two functionally different business units with
divergent subcultures show divergent degrees of strategy alignment thus making it
impossible to maximize strategic alignment in any given organization.
However, this rationale holds under the assumption that the same organizational
culture dimensions have the same weighted associations with strategy or perceived
strategic alignment.
This study is set to test this assumption by means of sampling 637 employees from
two business units, which are vertically integrated in the same corporation. Findings
from ANOVA and regression analyses show that organizational units differ in
organizational culture dimensions (namely rules and goals), that the cultural
dimensions that significantly explain the degree of perceived strategic alignment
differ among business units, thus enabling the possibility of finding equivalent
strategic alignment levels with different weightings on each cultural dimension.