Título
Fatores que influenciam os consumidores a fazerem compras de material informático-telecomunicações pela Internet
Autor
Santos, Ricardo José Dias
Resumo
pt
Com a globalização da Internet e a sua constante presença na vida de todos os
utilizadores, houve grandes mudanças na vida dos utilizadores como novas formas de
adquirir produtos, uma delas é permitir ao utilizador poder fazer as suas compras "online",
o chamado "e-commerce", este conceito é bastante útil para os consumidores poderem fazer
as suas compras sem ter que sair do conforto da sua habitação.
Neste projeto pretendemos foi efetuado um estudo de forma a perceber quais os fatores
que influenciam os consumidores a fazerem as suas compras de equipamentos
informáticos / telecomunicações em lojas virtuais. Neste âmbito foi efetuada uma revisão
da literatura de modo a conhecer o paradigma atual. Para identificarmos a opinião do
consumidor foi feito um questionário e distribuído por e-mail e por redes sociais, de modo
a perceber quais os fatores que tinham mais influência.
Após a recolha de dados, foram tratados com a ferramenta SPSS, tendo obtido três
principais categorias: Condições e Imagem, Produtos e Entregas e por último Design e
Usabilidade do "website".
en
With the Internet globalization and its constant presence in all the users’ lives, there
were great changes in what is concerned with their way to buy products; this new tool
allows them to make online purchases (commonly known as e-commerce).
The possibility of buying all the kinds of items online is particularly useful because
there is no need to leave the comfort of their houses.
In this project, we intend to make a study so that we can understand which are the
aspects that influence the consumers to buy computer equipment and telecommunications
in virtual stores.
In this sphere, it was made a literature review in order to know the actual paradigm on
the matter, and with the aim to determine the users’ opinion, it was elaborated a survey,
which was distributed by email and within the social networks.
After this collection, the data was processed with a tool named SPSS, and it was
obtained three main categories: Conditions and Image, Products and Deliveries, and
finally Website design/ usability.