Título
A internacionalização das empresas Portuguesas no mercado Chinês
Autor
Yuan Yuan Wu
Resumo
pt
Este trabalho de investigação tem como principal objetivo analisar e tentar compreender e
estudar o processo de internacionalização das empresas portuguesas, quanto ao seu impacto na
estratégia e desempenho da empresa e, também no modo de entrada escolhido pelas empresas
que optaram por investimento no mercado chinês. O que vai ao encontro de responder às
seguintes de questões de investigação:
- Houve algum impacto na estratégia e desempenho da empresa em Portugal com a
internacionalização? E como influenciou?
- Qual o modo de entrada utilizada pela empresa ao internacionalizar no mercado chinês e quais
os fatores que levaram a essa decisão?
A metodologia adotada foi o método de estudo de caso múltiplo, onde foram estudadas as
5 empresas com investimento no mercado chinês.
Algumas limitações ao estudo é o fato de ser analisado, somente cinco empresas
portuguesas, o que não reflete uma visão geral das restantes empresas em Portugal, pois a
internacionalização é com processo complexo, amplo e multidimensional. Outra limitação é
que neste estudo não foi usado a situação financeira da empresa, logo não é possível determinar
o “sucesso” da internacionalização, a nível financeiro.
Este estudo complementa as teorias e modelos apresentados e estudados ao longo da
literatura.
en
This research work has as main objective to analyze and try to understand and study the
internationalization process of Portuguese companies, regarding its impact on the company's
strategy and performance, also on the entry method chosen by the companies that chose to
invest in the Chinese market. Which will answer the following research questions:
- Was there any impact on the company's strategy and performance in Portugal, with the
internationalization? And how did it influence?
- What is the mode of entry used by the company when internationalizing in the Chinese market
and what are the factors that led to that decision?
The methodology adopted was the multiple case study method, where 5 companies with
investments in the Chinese market were studied.
Some limitations to the study are the fact that only five Portuguese companies are analyzed,
which does not reflect an overview of the remaining companies in Portugal, since
internationalization is a process that are complex, wide, and multidimensional. Another
limitation is that this study did not use the company's financial analyses, so it is not possible to
determine the “success” of internationalization, at a financial level.
This study complements the theories and models presented and studied throughout the
literature.