Título
Drivers of sucess for internalization in China: The case of Hovione
Autor
Tingting Luo
Resumo
pt
O estudo focaliza no sucesso de internacionalização das empresas na China em especial a Hovione, empresa internacional Portuguesa cujo comportamento de investimento na China demonstram a opinião do autor. As empresas Portuguesas, comparativamente com outras de países Europeus, têm presença pouco expressiva na China. De acordo com a bibliografia existente este estudo é relativamente novo. Este estudo tem como propósito um enquadramento conceptual único na identificação dos tipos de motivos que influenciam a internacionalização das empresas sucedidas no mercado chinês. Primeiro a pesquisa analisa quatro modelos teóricos de internacionalização e posteriormente baseado no conhecimento teórico sobre as características da China actuais e do passado, analisa as concretas manifestações que motivaram as firmas para o processo de internacionalização.
en
This study focuses on the firms' success for internationalization in China, specially quoted “Hovione”, a Portuguese international company, whose investment behaviors in China prove the author's opinion. Compared to other European countries, Portuguese firms' presence in China is shy. In accordance to the existing literature review, this section fairly new. This study aims to propose a single conceptual framework to identify what kind of drivers can influence internationalization’s success in the Chinese market. First the research analyzes four internationalization theories, then based on theoretical background and current China´s country characteristics analyzes the drivers' concrete manifestations in the firms' internationalization process.