Título
O papel das redes de contactos (networking) no processo de decisão das organizações internacionais: o caso da NATO Strategic Direction South Hubb
Autor
Silva, Artur José Lucas da
Resumo
pt
A envolvente e a dinâmica de cada organização, aliança, e individuo faz crescer a necessidade
de ligações, centradas em interesses comuns, que permitam apoiar os processos de decisão, para
cumprir os objetivos estratégicos a que essas se propõem.
Muitas das organizações internacionais reconhecem a necessidade de estabelecer,
consolidar e dinamizar redes de contactos, quer formais quer informais, visando facilitar as suas
ações, antecipando riscos e ameaças, assim como identificar oportunidades que lhe permitam
tornar a sua ação mais eficiente e eficaz. Contudo, as redes de contactos contam quer com o
elemento humano quer com os desafios e barreiras associadas à dinâmica dos interesses internos
e externos.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), onde o processo de decisão passa
pela obtenção de um consenso entre os países que a compõem, torna a gestão da rede de
contactos complexa e desafiante. Com recurso à literatura procura-se identificar métodos de
gestão da rede de contactos, bem como variáveis que permitam avaliar a eficácia da rede, para
reduzir a complexidade na gestão da rede e contribuir para um melhor processo de decisão da
organização.
Decorrente da problemática e da complexidade na gestão da rede de contactos,
eventualmente um dos seus principais e mais ricos ativos a par com a informação, torna-se
necessário identificar, para além dos conceitos associados às de redes de contactos, os principais
obstáculos na implementação da rede de contactos, o papel dos gestores de rede e os seus
métodos de gestão, para melhor o processo de decisão da OTAN.
en
The current environment and dynamics of each organization, alliance, institution, and
individual increases the need for connections, centred on shared interests, that allow the
decision-making processes to be supported, to fulfil the strategic objectives they propose.
Many of the international organizations recognize the need to establish, consolidate and
stimulate networks of contacts, both formal and informal, to facilitate their actions, anticipating
possible risks and threats, as well as identifying opportunities that allow them to make their
activities more efficient and effective. However, contact networks rely on both the human
element and the challenges and barriers associated with the dynamics of internal and external
interests.
Managing a complex network of contacts is usually a challenge and within an Alliance like
the North Atlantic Treaty Organization (NATO), where the decision-making process involves
achieving consensus, the approach to get efficiency requires a well-defined strategy to achieve
the organization´s end state. Using literature, we seek to identify the methods of managing the
network of contacts, as well as the variables that allow us to evaluate the effectiveness of the
network, to reduce the complexity of the network management and contribute to a better
decision-making process of the organization.
Due to the problems and complexity in the management of the contact network, possibly
one of its central and most precious assets alongside information, it becomes necessary to
identify, in addition to the concepts associated with contact networks, the main obstacles in the
implementation network, the role of network managers and their management methods, to
improve NATO's decision-making process.