Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

O papel das redes de contactos (networking) no processo de decisão das organizações internacionais: o caso da NATO Strategic Direction South Hubb

Autor
Silva, Artur José Lucas da
Resumo
pt
A envolvente e a dinâmica de cada organização, aliança, e individuo faz crescer a necessidade de ligações, centradas em interesses comuns, que permitam apoiar os processos de decisão, para cumprir os objetivos estratégicos a que essas se propõem. Muitas das organizações internacionais reconhecem a necessidade de estabelecer, consolidar e dinamizar redes de contactos, quer formais quer informais, visando facilitar as suas ações, antecipando riscos e ameaças, assim como identificar oportunidades que lhe permitam tornar a sua ação mais eficiente e eficaz. Contudo, as redes de contactos contam quer com o elemento humano quer com os desafios e barreiras associadas à dinâmica dos interesses internos e externos. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), onde o processo de decisão passa pela obtenção de um consenso entre os países que a compõem, torna a gestão da rede de contactos complexa e desafiante. Com recurso à literatura procura-se identificar métodos de gestão da rede de contactos, bem como variáveis que permitam avaliar a eficácia da rede, para reduzir a complexidade na gestão da rede e contribuir para um melhor processo de decisão da organização. Decorrente da problemática e da complexidade na gestão da rede de contactos, eventualmente um dos seus principais e mais ricos ativos a par com a informação, torna-se necessário identificar, para além dos conceitos associados às de redes de contactos, os principais obstáculos na implementação da rede de contactos, o papel dos gestores de rede e os seus métodos de gestão, para melhor o processo de decisão da OTAN.
en
The current environment and dynamics of each organization, alliance, institution, and individual increases the need for connections, centred on shared interests, that allow the decision-making processes to be supported, to fulfil the strategic objectives they propose. Many of the international organizations recognize the need to establish, consolidate and stimulate networks of contacts, both formal and informal, to facilitate their actions, anticipating possible risks and threats, as well as identifying opportunities that allow them to make their activities more efficient and effective. However, contact networks rely on both the human element and the challenges and barriers associated with the dynamics of internal and external interests. Managing a complex network of contacts is usually a challenge and within an Alliance like the North Atlantic Treaty Organization (NATO), where the decision-making process involves achieving consensus, the approach to get efficiency requires a well-defined strategy to achieve the organization´s end state. Using literature, we seek to identify the methods of managing the network of contacts, as well as the variables that allow us to evaluate the effectiveness of the network, to reduce the complexity of the network management and contribute to a better decision-making process of the organization. Due to the problems and complexity in the management of the contact network, possibly one of its central and most precious assets alongside information, it becomes necessary to identify, in addition to the concepts associated with contact networks, the main obstacles in the implementation network, the role of network managers and their management methods, to improve NATO's decision-making process.

Data

08-mar-2021

Palavras-chave

Organizações internacionais
International organizations
Network
Networking
NATO
OTAN

Acesso

Acesso livre

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