Título
Plano estratégico na área do retalho: abertura loja Samsung no centro comercial Colombo
Autor
Amaral, Miguel Emanuel Cordeiro do
Resumo
pt
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Gestão, e tem como objetivo a
apresentação de um Plano Estratégico na área do Retalho, que visa a abertura de uma loja
no Centro Comercial Colombo em Lisboa. A empresa em questão é a Samsung Eletronics
e está inserida no setor da tecnologia.
Neste sentido, o presente plano estratégico consiste em estudar o mercado em que a
empresa opera, de modo a projetar estratégias de execução que possam contribuir para
um aumenta da quota de mercado e das suas vendas. Servirá o presente plano estratégico
como um apoio para esta abertura de loja.
A fim de alcançar o principal objetivo deste plano estratégico, procede-se à realização da
análise interna da empresa, externa e competitiva do mercado. Como fonte secundária
para a realização deste mesmo plano foi utilizada a revisão de literatura, baseada em
diferentes abordagens de gestão que, têm sido desenvolvidas por diferentes autores. A
caraterização do setor, a escolha do novo local físico e o estabelecimento das variáveis
do marketing mix são ainda assuntos abordados no presente plano.
Face a todos os desenvolvimentos analisados podemos concluir que é uma mais valia
para a marca a abertura de uma loja num local como o Centro Comercial Colombo, que
para além de ser um dos melhores centros comercias do país é o local ideal para abrir uma
loja com um conceito inovador e único em Portugal.
en
This project was developed in the ambit of the Master’s in Management and has as
objective the presentation of a Strategic Plan, which allows the opening of a new shop in
the Colombo Shopping Centre in Lisbon. The company in question is Samsung
Electronics and is included in the technology sector.
In this context, this business plan consists in studying the market in which the company
operates, in order to design execution strategies that can contribute to an increase in
market share and its sales. The present business plan will serve as a support for this shop
opening.
In order to achieve the main objective of this business plan, the company's internal,
external and competitive market analysis is carried out. As a secondary source for the
realization of this plan, the literature review has been used, based on different
management approaches that have been developed by different authors. The
characterization of the sector, the choice of the new physical location and the
development of the new business plan.
The characterization of the sector, the choice of the new physical location and the
definition of the marketing mix variables are also addressed in this plan.
In view of all the developments analysed we can conclude that it is an added value for the
brand to open a shop in a location such as the Colombo Shopping Centre, which in
addition to being one of the best shopping centres in the country, is also the perfect place
to open a shop with an innovating and unique design concept in Portugal.