Título
Strategic plan for a corporate intelligence business unit in consulting field
Autor
Jacinto, Ana Raquel Pereira
Resumo
pt
O seguinte trabalho tem como âmbito a elaboração de um plano estratégico para o lançamento
de uma nova unidade de negócio, Corporate Intelligence, da empresa WINNING Scientific
Management, situada em Lisboa.
Atualmente, uma das características da estrutura da economia Portuguesa é a elevada
percentagem do sector dos serviços. Os serviços de consultoria de gestão continuam a ser das
atividades mais antigas do mundo, uma vez que as pessoas e empresas estão constantemente a
necessitar de suporte em várias temáticas.
No entanto, devido à crise económica que começou a afetar Portugal em 2008, surgiu a
necessidade da economia ajustar a escassez e a abundância, forçando os consumidores e as
empresas a se adaptarem a novos modelos de negócio e mercados de forma nunca antes vista.
Inicialmente será clarificado o conceito de Corporate Intelligence, o que engloba e qual a razão
que leva a ser considerado uma oportunidade de negócio e expansão. Posteriormente será feita
uma análise aprofundada com recurso às ferramentas de gestão mais apropriadas, que irão
sustentar esta oportunidade. De seguida será definido o posicionamento da WINNING no
mercado, um plano de implementação e os respetivos mecanismos de monitorização.
Considerando a análise de Porter, é possível concluir que a WINNING enfrenta uma indústria
de atratividade média a longo prazo, o que significa que pode representar uma barreira ou um
facilitador. Além disso, a análise de PEST evidencia que existem condições para desenvolver e
avançar com a área de Corporate Intelligence.
en
The following work has as its scope the elaboration of a strategic plan for the launch of a new
business unit, Corporate Intelligence, of WINNING Scientific Management Company, located
in Lisbon.
Currently, one of the Portuguese economy structure characteristics is the high share of the
service sector. Management consulting services continue to be one of the oldest activities in the
world, since people and companies are constantly in need of support on various themes.
However, due to the economic crisis began to affect Portugal in 2008, the need for the economy
appeared to adjust the scarcity and abundance, forcing consumers and companies to adapt to
new business models and markets in a way never seen before.
Initially the concept of Corporate Intelligence will be clarified, which includes and what is the
reason that leads to being considered a business opportunity and expansion. Subsequently an
in-depth analysis will be made using the most appropriate management tools that will sustain
this opportunity. Then, it will set the position of WINNING in the market, an implementation
plan and the respective monitoring mechanisms.
Taking account Porter’s Analysis, it is possible to conclude that WINNING is facing a medium
attractiveness industry over the long term, which means that it can represent a barrier or an
enabler. Beyond this, PEST Analysis evidences that there are conditions to develop and move
forward with Corporate Intelligence area.