Título
O uso da telepatologia como estratégia empresarial: Estudo de caso em organizações de saúde
Autor
Pires, Claudia Lopes
Resumo
pt
O uso da telepatologia tem crescido nos últimos anos, possibilitando diversas vantagens na área de diagnóstico e ensino. A análise das diversas tecnologias, de suas consequências biomédicas e de seu custo social contribui para a melhor compreensão dos problemas identificados nos serviços de saúde. O objetivo geral desse trabalho é avaliar o uso da telepatologia como estratégia empresarial. Para tanto, foi verificada a percepção de telepatologistas e gestores de organizações de saúde acerca dos benefícios da telepatologia no âmbito organizacional e propor ações necessárias para melhorar o uso da telepatologia em organizações de saúde. A metodologia foi descritiva de caráter qualitativo e quantitativo. A pesquisa contou com um levantamento bibliográfico e posteriormente foi feita uma entrevista com gestores da empresa DIGITAL Medicine e também foram aplicados questionários online para grupos de patologistas buscando verificar o perfil e a percepção dos mesmos em relação ao uso da telepatologia e obtivemos 78 questionários respondidos. Foi realizada entrevista com gestores da empresa DIGITAL Medicine, buscando obter maior embasamento sobre questões ligadas à gestão de empresas que utilizam a telepatologia. Foi possível concluir que a telepatologia possui inúmeras vantagens, porém ainda são muitos os desafios a serem enfrentados. Observou-se que os gestores se mostram otimistas com relação ao uso da telepatologia e a percepção dos patologistas ainda não é majoritária em relação a esse tipo de ferramenta, principalmente pelo fato de que a maioria dos respondentes ainda não terem tido oportunidade de trabalhar com essa ferramenta.
en
The use of telepathology has grown in recent years, enabling several advantages in the field of diagnosis and teaching. The analysis of the different technologies, their biomedical consequences and their social cost contributes to a better understanding of the problems identified in health services. The general objective of this work is to evaluate the use of telepathology as a business strategy. To this end, was verified the perception of telepathologists and managers of health organizations about the benefits of telepathology in the organizational scope and propose necessary actions to improve the use of telepathology in health organizations. The methodology was descriptive of a qualitative and quantitative character. The research included a bibliographic survey and later an interview was made with managers of the company DIGITAL Medicine and questionnaires were also applied to pathologists seeking to verify their profile and perception regarding the use of telepathology. It was possible to conclude that telepathology has numerous advantages, but there are still many challenges to be faced. It was observed that managers are optimistic about the use of telepathology and the perception of pathologists is still not majority in relation to this type of tool, mainly due to the fact that most respondents have not yet had the opportunity to work with this tool.