Título
Telemedicina: as tecnologias de informação e comunicação ao serviço de médicos e utentes
Autor
Varandas, Ana Rita
Resumo
pt
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no quotidiano dos cidadãos e estendem-se a todos os quadrantes da sociedade. O setor da saúde é dos que mais tem a ganhar com a implementação e o desenvolvimento destas novas ferramentas, onde se inclui a telemedicina. No entanto, inúmeros fatores – tecnológicos, humanos e organizacionais – determinam o sucesso/insucesso da prática. Esta pesquisa partiu da necessidade de compreender qual o grau de satisfação e envolvimento dos utentes e profissionais de saúde com a telemedicina. Através da análise de um estudo de caso, pretendeu-se concluir acerca dos aspetos que mais contribuem para a valorização da prática na prestação dos cuidados de saúde e a perceção dos intervenientes quanto às mudanças introduzidas por uma comunicação mediada no espaço da consulta.
en
The Communication and Information Technologies (ICT) are becoming more present in people’s daily lives and extend to all sectors of society. The health sector is one of the fields that has more to gain with the implementation and development of this new tools, where telemedicine is included. Although, several factors – technological, human and organizational – contribute to the success/unsuccess of the practice. This research began with the necessity to understand the level of satisfaction and involvement of patients and health professionals with telemedicine. The case study analysis was used to conclude about the components that contribute to the valorization of the practice in the health care and the perception of the participant's relating to the changes that mediated communication introduced in the medical consultation space