Título
A internacionalização de empresas familiares: estudo de caso a uma empresa açoriana
Autor
Dinis, Carolina Soares Silva
Resumo
pt
As mudanças no ambiente económico, que derivam do fenómeno da globalização,
inovação e novos meios de comunicação, fazem com que as empresas tenham que estar
preparadas para uma realidade que se começa a tornar imperativa nos dias de hoje, a
internacionalização.
Devido à sua dimensão e rápido crescimento, a internacionalização é alvo de renovação
do interesse cientifico e da realização de novos estudos com diferentes vertentes do tema.
A vertente deste processo relacionada com as empresas familiares tem ganho maior
relevância nos últimos anos devido à importância que estas detêm na economia global e
às características específicas que possuem.
Com base nisso, esta dissertação pretende analisar, através de um estudo de caso, o
processo de internacionalização de uma empresa familiar da Região Autónoma dos
Açores, que é considerada uma região com o estatuto de ultraperificidade.
A empresa escolhida é a Resulbrave, uma pequena empresa de um dos setores com maior
peso na economia da região, o setor da carne bovina.
en
The changes in the economic environment resulting from globalization, innovation and
new media mean that companies need to be prepared for a reality that is becoming
imperative, the internationalization.
Due to its size and rapid growth, internationaization is the subject of renewed scientific
interest and new studies with different aspects of the theme.
The aspect of this process related to family firms has gained more relevance in recent
years due to the importance they have in the global economy and the specific
characteristics they have.
Based on the fact, this dissertation intends to analyse, through a case study, the
internationalization process of a family firm in the Autonomous Region of the Azores,
which is a region considered to be on the outermost status.
The company chosen is Resulbrave, a small sized company from one of the largest sectors
in the region’s economy, the beef sector.