Título
Professional management competence and role pressure of Chinese hospital executives: influencing factors and outcomes
Autor
Yang Xia
Resumo
pt
Esta tese responde a três questões de investigação: (1) Quais são os componentes chave da competência de gestão profissional e da pressão de cargos dos executivos hospitalares chineses? (2) Quais são os seus principais fatores influenciadores? (3) Como é que a competência de gestão profissional e a pressão de cargos afetam a satisfação no trabalho e o desempenho organizacional? Com base na revisão de literatura e entrevistas com executivos hospitalares, conceptualizamos a competência de gestão profissional de executivos hospitalares como composta por três dimensões: capacidade de planeamento, capacidade de controlo, e capacidade de resolução de problemas. A pressão de cargos inclui quatro dimensões: conflito de cargos, ambiguidade de cargos, sobrecarga de cargos e lacuna de cargos. Desenvolvemos duas estruturas de investigação. O "framework" 1 identifica a formação, incerteza política e liderança como os fatores influenciadores da competência de gestão profissional e da pressão de cargos dos executivos hospitalares. O "framework" 2 identifica a satisfação profissional e o desempenho organizacional como os resultados da competência de gestão profissional e da pressão de cargos dos executivos hospitalares.
Foi desenvolvido e revisto um questionário com base na revisão da literatura, entrevistas com executivos hospitalares, pré-teste, e teste piloto. Dos 780 questionários que foram administrados, foram recebidas 343 respostas válidas, representando uma taxa de resposta de 43,9 %. O SPSS versão 26 foi usado para conduzir análises estatísticas descritivas, testes de fiabilidade e validade, e análise de correlação. Foram usadas análises de regressão para testar os "frameworks" e hipóteses.
Os resultados sugerem que a formação afeta a pressão de cargos, mas não a competência de gestão profissional. A incerteza política afeta a competência de gestão profissional e a pressão de cargos. A liderança afeta a competência profissional de gestão, mas não a pressão de cargos. A competência profissional de gestão afeta tanto a satisfação no trabalho como o desempenho da organização. A pressão de cargos afeta a satisfação no trabalho, mas não o desempenho da organização.
Este estudo tem contribuições teóricas e práticas ao conceptualizar a competência de gestão profissional e a pressão de cargos dos executivos hospitalares chineses, examinando os seus factores influenciadores e os seus resultados, e gerando a Escala de Competência dos executivos hospitalares chineses.
en
This thesis answers three research questions: (1) What are the key components of professional management competence and role pressure of Chinese hospital executives? (2) What are their key influencing factors? (3) How do professional management competence and role pressure affect job satisfaction and organization performance? Based on literature review and interviews with hospital executives, we conceptualize hospital executive’s professional management competence as consisting of three dimensions: planning ability, control ability, and problem-solving ability. Role pressure includes four dimensions: role conflict, role ambiguity, role overload and role gap. We develop two research frameworks. Framework 1 identifies training, policy uncertainty and leadership as the influencing factors of hospital executive’s professional management competence and role pressure. Framework 2 identifies job satisfaction and organization performance as the outcomes of hospital executive’s professional management competence and role pressure.
A questionnaire survey was developed and revised based on literature review, interviews with hospital executives, pre-test, and pilot-test. Out of 780 questionnaires that were administered, 343 valid responses were received, representing a response rate of 43.9 %. SPSS version 26 was used to conduct descriptive statistical analysis, reliability and validity tests, and correlation analysis. Regression analyses were used to test the frameworks and hypotheses.
The results suggest that training affects role pressure, but not professional management competence. Policy uncertainty affects professional management competence and role pressure. Leadership affects professional management competence, but not role pressure. Professional management competence affects both job satisfaction and organization performance. Role pressure affects job satisfaction, but not organization performance.
This study makes both theoretical and practical contributions by conceptualizing Chinese hospital executive’s professional management competence and role pressure, examining their influencing factors and outcomes, and generating the Competence Scale of Chinese hospital executives.