Título
Governance e autonomia universitária nas instituições de ensino superior com funções de business school: as business schools enquanto instituições que intervêm socialmente nos domínios do conhecimento da gestão
Autor
Barroso, Clementina Maria Dâmaso de Jesus Silva
Resumo
pt
Este estudo apresenta uma análise das dimensões críticas da governance e da gestão das Business
Schools, com enfoque nas instituições portuguesas, destacando as questões da sua organização
e funcionamento bem assim como a sua articulação com o mercado em que atua, o mundo
empresarial. Apesar da existência de inúmeros estudos sobre a contextualização e evolução do
ensino superior em geral (de carácter nacional ou mesmo supranacional), a realidade específica
das Business Schools tem sido relativamente pouco estudada. A exceção ocorre em estudos que
analisam criticamente o papel ético das Business Schools quando ocorrem escândalos e fraudes
envolvendo alumni de instituições prestigiadas. Este trabalho de investigação pretende, deste
modo, contribuir para um melhor conhecimento da organização e problemas que as Business
Schools enfrentam e os desafios que lhes são colocados pela permanente mudança em contexto
de globalização.
Em termos de enquadramento conceptual, este estudo baseia-se nas noções de governance, autonomia
universitária e seu entrelaçamento. Um fator fundamental que condiciona os restantes
elementos deste sistema estruturado é a autonomia financeira e suas consequências em termos
de captação de financiamento extragovernamental. Deste depende em boa medida a capacidade
de modernização das Business Schools e das instituições universitárias onde elas se inserem. O
Processo de Bolonha e a correspondente estruturação do ensino superior em três ciclos, as acreditações
de programas e o posicionamento nos rankings, são fatores igualmente fundamentais
para a sobrevivência e o sucesso das instituições.
Assim, após uma contextualização e discussão dos conceitos utilizados neste estudo, com especial
destaque para o seu enquadramento na literatura sobre o ensino superior, este trabalho apresenta
uma análise empírica da evolução do ensino superior em Portugal, nos últimos 50 anos, e
um estudo sobre as dimensões destacadas pelos stakeholders das Business Schools, do lado da
oferta (diretores) e da procura (alunos). Os resultados indicam claramente que os dirigentes das
Business Schools destacam a autonomia e o perfil dos diretores como fatores imprescindíveis ao
sucesso das suas instituições. Por outro lado, os alunos valorizam a imagem da instituição e do
programa que frequentam ou frequentaram e a possibilidade de networking, como fatores indispensáveis
ao sucesso nas suas carreiras profissionais. A recentragem do tema da autonomia
financeira enquanto fundamento da dimensão do desenvolvimento das Business Schools continua,
assim, uma questão atual.
en
This study analyses the critical dimensions of the governance and management of the Business
Schools, focusing on Portuguese universities. The study highlights the issues of organization
and management as well as their links with the underlying market: the enterprise world. While
many studies deal with the context and development of higher education in general, the reality
of the Business Schools in particular has received relatively little attention. The exception is
related with those studies that analyze critically the ethic role of the Business Schools when
scandals and frauds occur involving alumni of some prestigious institutions. Hence, this research
work aims to provide a contribution to the knowledge of the organization and difficulties
faced by the Business Schools, as well as the challenges posed by the permanent changes in a
context of globalization.
The theoretical framework of this study is based on the notions of governance, university autonomy
and their interrelationship. Governance and independence are decisively reliant on financial
autonomy and its consequences in terms of gathering extra-governmental financing. Private
and self-funding are crucial for the development and modernization of the Business Schools, as
well as their nesting universities. Likewise, the Bologna Agreement and the underlying restructuring
of higher education in a tertiary system, the process of programme/institution accreditation
and the ranking network are also major elements for the survival and success of the institutions.
After the discussion of the main concepts used in this study, with a special focus on their insertion
in the higher education literature, this research deals with an empirical analysis of the progress
of higher education in Portugal over the last five decades. It also studies the main dimensions
underlined by stakeholders of the Business Schools from the supply side (directors) and
from the demand side (students). The results show that the Business School directors (in charge
or not) select institutions autonomy and leadership skills as foremost features of their achievement.
On the other hand, the students and alumni appraise the institutions image and the prestige
of the attended programme, as well as the networking potential, as major features for the
success of their professional careers. Therefore, the refocusing of the theme of financial autonomy
as a foundation for the development facet of the Business Schools continues an update
question.