Título
Serviço social de empresas no século XXI: dinâmicas e mutações no campo profissional
Autor
Lopes, Cláudia Patrícia Diniz Rosa Almeida
Resumo
pt
Nesta investigação estudamos e analisamos as práticas profissionais dos assistentes sociais que
trabalham nas empresas públicas portuguesas. Abordamos a evolução histórica e a trajetória do
Serviço Social nas empresas e identificamos as políticas públicas empresariais e os modelos de
gestão/ administração, relacionando-os com as práticas profissionais do assistente social.
Utilizamos uma metodologia indutiva, com recurso a uma abordagem qualitativa
sustentada no paradigma interpretativista e critico. Aplicamos técnicas de recolha de dados a
pesquisa documental, fontes orais de testemunhos vivos, entrevistas semi-estruturadas e a
observação não participante.
Os resultados obtidos revelam que as políticas empresariais, a nova gestão empresarial
e os respetivos modelos pós managerialistas exercem influência no campo de atuação do
assistente social, registando-se alterações nas funções e atividades profissionais.
O Serviço Social de Empresa foi desafiado a reinventar-se através de novas formas de
atuação, reforçando competências e estratégias para enfrentar o novo contexto profissional mais
dinâmico e imprevisível. Concluímos que o Serviço Social de empresa carece de maior
afirmação na definição de políticas públicas, bem como do reforço do seu papel na
implementação e no acompanhamento das mesmas e nos modelos de gestão/administração
empresarial.
en
In this investigation we studied and analyzed the professional practices of social workers
that work in Portuguese public companies. We approached the historical evolution and the
trajectory of Social Work in companies and identify the corporate public policies and the
management / administration models, relating them with the professional practices of social
workers.
We opted for inductive methodology, using a qualitative approach based on the
interpretive and critical paradigm. The data collection techniques were documentary research,
oral sources of live testimonies, semi-structured interviews and non-participant observation.
The results obtained reveal that business policies, new business management and the
respective post-managerialist models have an influence on the action field of the social worker,
registering changes in professional functions and activities.
Corporate Social Work was challenged to reinvent itself through new ways of acting,
reinforcing skills and strategies to face new contexts, in a more dynamic and unpredictable way.
We conclude that the Company Social Work needs greater affirmation in the definition of public
policies, as well as the reinforcement of its role in the implementation and monitoring and in
the models of management / business administration.