Título
Autonomia e autoridade em contexto escolar
Autor
Graça, João Daniel de Sousa
Resumo
pt
A acção educativa, enquanto processo de transmissão de conhecimento, baseia-se
fundamentalmente em mecanismos de influência social. Neste contexto, o presente trabalho
pretende contribuir para uma melhor compreensão dos factores que influenciam estes
mecanismos, mais concretamente ao nível da legitimação dos professores enquanto figuras
investidas de autoridade.
Para cumprir este propósito, procedeu-se à operacionalização das variáveis Autonomia,
Suporte da autonomia e Legitimidade percebida através do recurso a três questionários,
aplicados a uma amostra de estudantes do ensino secundário (N=171).
Os resultados obtidos indicam, em primeiro lugar, que a legitimidade que os adolescentes
reconhecem aos seus professores varia em função da sua percepção de suporte da autonomia
(i.e., do nível em que estes consideram os seus interesses, fornecem opções e minimizam o
recurso a estratégias de coerção). Além disso, sugerem ainda que indivíduos com elevados
níveis de autonomia, quando inseridos em contextos que entendem como controladores,
reconhecem menor legitimidade às figuras de autoridade responsáveis por esse mesmo
controlo, em comparação com indivíduos com baixos níveis de autonomia. Por outro lado,
um elevado nível de percepção de suporte da autonomia anula a diferença verificada entre os
dois grupos.
As evidências encontradas acentuam, assim, a importância das componentes relacionais para
a legitimação das figuras de autoridade, e sugerem ainda que os jovens mais autónomos vêem
os contextos controladores como uma ameaça à sua autonomia, regulando esta ameaça
através da rejeição da legitimidade da autoridade responsável por esse controlo.
en
The educational activity, as a knowledge transmission process, is essentially based on
mechanisms of social influence. In this context, the present work is set to contribute for the
attainment of a better understanding of the factors that influence these mechanisms,
specifically regarding to the legitimacy of teachers as entities vested by authority.
To accomplish this goal, a sample of adolescent students attending a public school (N=171)
completed three questionnaires that intended to measure the variables Autonomy, Autonomy
support, and Perceived legitimacy.
The first finding was that the legitimacy that students’ acknowledge to their teachers is
influenced by the degree in which they perceive their teachers’ conduct in terms of autonomy
support (that is, the extent in which they consider their needs, provide options and minimize
the use of coercion strategies). In addition, results also suggested that individuals with high
levels of autonomy, when in contexts that they perceive as highly coercive, perceive the
authority entities has being less legitimate, when compared to individuals with low levels of
autonomy. On the other hand, high levels of autonomy support neutralize the difference
observed within the two groups.
These findings emphasize the importance of relational elements to the legitimacy of
individuals in positions of authority, and suggest that highly autonomous adolescents perceive
coercive environments as a threat to their autonomy, reacting to this threat by denying the
legitimacy of the authority responsible by that control.