Título
Towards a general model of (mis-)information belief and sharing
Autor
Rijo, Angela Cardoso Gamado Espinheira
Resumo
pt
No presente estudo propomos e testamos um modelo causal de como as pessoas
acreditam e partilham notícias desinformativas e informativas. Numa experiência intra sujeitos, apresentámos dez publicações do Facebook, de notícias com conteúdo político,
a 259 participantes portugueses. Testámos o impacto das crenças políticas prévias dos
indivíduos no julgamento de veracidade e probabilidade de partilhar publicações de
notícias desinformativas e informativas, através da emoção percebida (surpresa e
interesse) e da credibilidade (confiabilidade, rigor, imparcialidade). Os resultados
demostraram que a capacidade dos participantes de distinguir a verdade da mentira é
bastante limitada. Notícias desinformativas e informativas foram processadas de forma
semelhante. As pistas emocionais e de credibilidade não dependem apenas do conteúdo
objetivo das notícias, mas também de crenças anteriores. As crenças negativas sobre o
sistema político aumentaram a emocionalidade no processamento de notícias
verdadeiras e falsas. Enquanto uma maior emocionalidade aumentou as perceções de
credibilidade, levando ao aumento da veracidade percebida e da probabilidade de
partilhar notícias (verdadeiras ou falsas). A diferença mais distinta entre os dois tipos de
notícias era que participantes com crenças mais negativas sobre o sistema político
estavam mais dispostos a partilhar notícias objetivamente desinformativas e mais
surpresos com as notícias (informativas ou desinformativas) que consideravam falsas;
com o aumento da surpresa a aumentar a probabilidade de partilha, apesar da sua
falsidade percebida. Concluímos que as pessoas confiam em pistas emocionais,
avaliadas em relação a crenças anteriores, e em indicadores de credibilidade com
enviesamentos emocionais, para adivinhar se as notícias são verdadeiras ou -
independentemente da veracidade - partilháveis.
en
The present research proposes and tests a causal model of how people believe
and share misinformative news, as opposed to informative news. In a within-subjects
experiment, we presented ten news publications with political content, extracted from
Facebook, to 259 Portuguese participants. We tested the impact of individuals' prior
political beliefs in judging the veracity and probability of sharing informative and
misinformative news publications, via perceived emotion (surprise and interest) and
credibility (trustworthiness, rigorosity, impartiality). The results showed that
participants' ability to distinguish truth from lies was quite limited. Misinformative and
informative news were processed in a similar way. Emotional and credibility cues did
not only depend on objective news content, but also on prior beliefs. Negative beliefs
about the political system increased emotionality in the processing of true and false
news. Moreover, greater emotionality increased perceptions of credibility, which in turn
increased perceived veracity and probability of sharing news (true or false). The most
distinct difference between the two types of news was that participants with more
negative beliefs about the political system were more willing to share objectively
misinformative news, and more surprised by news (informative or misinformative) they
considered to be false, with surprise increasing the probability of sharing such news
despite their perceived falsehood. We conclude that people seem to rely on emotional
cues, appraised with regard to prior beliefs, and on emotionally biased credibility
indicators to guess whether news are true or - independent on veracity - worth sharing.