Título
O papel da influência social normativa na codificação de desinformação
Autor
Pereira, Jessica Simões
Resumo
pt
A memória é um processo reconstrutivo e falível, sujeito a esquecimento, distorções e falsas
memórias. As falsas memórias correspondem à recordação de eventos, acontecimentos ou
informações que ocorreram de forma diferente daquela em que são recordados, ou que nunca
aconteceram.
Este fenómeno tem sido amplamente estudado em contextos de memória individual. Porém,
a sua ocorrência em contextos de interação social permanece pouco explorada, apesar de a
memória ser uma atividade social e cooperativa suscetível a processos de influência social.
Este estudo teve como objetivo analisar o efeito da influência social normativa na
emergência e transmissão de informação falsa em contextos de interação social. Para tal,
utilizámos o paradigma da desinformação, com grupos colaborativos compostos por um
participante ingénuo e um comparsa do experimentador, que alegadamente pertencia a um
grupo de estatuto elevado ou baixo. Colocámos como hipótese que a informação aceite por um
comparsa de estatuto elevado fosse mais aceite, e consequentemente, mais bem recordada pelo
participante do que quando os participantes colaboravam com um comparsa de estatuto baixo.
Os resultados revelaram que os participantes incluíram na sua recordação, alguma da
desinformação introduzida durante o questionário, replicando o efeito de desinformação.
Contrariamente ao esperado, o efeito da influência social normativa não foi significativo ao
nível da informação correta e falsa aceite e recordada pelos participantes. Tal resultado poderá
dever-se à ineficácia da manipulação do estatuto do comparsa e a outras questões metodológicas
que discutimos de forma aprofundada.
en
Memory is a reconstructive and fallible process subject to forgetting, distortions, and false
memories. False memories refer to the recall of events or information that occurred differently
from how they were recalled, or that never happened.
This phenomenon has been extensively studied in individual memory contexts. However,
its occurrence in social interaction contexts remains little explored, even though memory is a
social and cooperative activity, susceptible to social influence processes.
This study aimed to analyze the effect of normative social influence on the emergence and
transmission of false information, in social interaction contexts. To this end, we used the
misinformation paradigm, with collaborative groups composed of a naive participant and a
confederate of the experimenter, who allegedly belonged to a high or low status group. We
hypothesized that the information accepted by a high-status confederate would be more
accepted, and consequently, better remembered by the participant than when the participant
collaborated with a low status confederate.
The results revealed that participants included in their recall some of the misinformation
introduced during the questionnaire, replicating the misinformation effect. Contrary to what
was hypothesized, the effect of normative social influence was not significant for the correct
and false information accepted and remembered by the participants. This result may be due to
the ineffectiveness of the manipulation of the confederate's status and to other methodological
issues that we discuss in depth.