Título
Comunicação com os encarregados de governação: Os efeitos da pressão no revisor
Autor
Pedro, Bárbara Roberta Vieira
Resumo
pt
A ocorrência de escândalos financeiros, quer a nível internacional quer em Portugal, impacta a sociedade e sobretudo a confiança que esta reflete nos profissionais de auditoria e no seu trabalho. Estes eventos sucedem da falta de independência dos revisores durante a prestação de serviços podendo estes resultar da vivência de situações de pressão exercida pelos encarregados de governação. Mesmo após a implementação de medidas preventivas, verifica-se que a existência de pressão sobre os revisores não deixou de ser recorrente e estes continuam a enfrentar dilemas éticos que se traduzem numa decisão entre ceder ou resistir à pressão.
Numa perspetiva de compreender o posicionamento dos Revisores Oficiais de Contas face a esta problemática, e com base na revisão de literatura académica, foi desenvolvido um estudo para averiguar a existência destes contextos em Portugal e os impactos que estes refletem sobre a comunicação estabelecida com os encarregados de governação, a manutenção da independência e o processo de auditoria.
Os resultados obtidos demonstram que 71,2% dos inquiridos sentiram pressão dos seus clientes, pelo menos uma vez durante os seus anos de experiência. Foi reforçada ainda a influência da comunicação durante o processo e a consciência dos profissionais sobre os princípios éticos que regem a profissão. Ao nível do processo, aferiu-se que, embora a pressão possa não afetar a prestação de serviços em curso, esta condiciona as interações futuras. Adicionalmente, a investigação possibilitou destacar a materialidade como um fator decisivo nas questões analisadas.
en
The occurrence of financial scandals, both internationally or in Portugal, impacts the society and, above all, the trust it reflects in audit professionals and their job. These events arise from the lack of the independence of the reviewers during the provision of services, which may result from experiencing situations of pressure exerted by governance agents. Even after the implementation of preventive measures, there is evidence that the existence of pressure over the reviewers has not stopped from being recurrent and they continue to face ethical dilemmas that are translated into a decision between giving in or resisting pressure.
From a perspective of understanding the positioning of Chartered Accountants regarding this issue, and based on an academic literature review, a study was developed to investigate the existence of this contexts in Portugal and the impact that it brings on the communication established with governance agents, the maintenance of independence, and the audit process.
The results obtained show that 71,2% of the respondents felt pressure from their clients at least once during their years of experience. The influence of communication during the process and the professionals’ awareness of the ethical principles that govern the profession were also reinforced. At process level, it was found that although the pressure may not affect the provision of ongoing services, it conditions future interactions. Additionally, the investigation made it possible to highlight materiality as a decisive factor in the analyzed questions.