Título
A importância do fact-checking no mundo atual
Autor
Mestre, Rúben Alexandre Pereira
Resumo
pt
Atualmente vivemos em uma era onde a emergência da Internet deixa de ser apenas emergente e passa a ser algo completamente estabelecido e norma.
A desinformação não é um fenómeno atual, existindo pelo menos desde a década de 1990 quando a Internet como a conhecemos se encontrava nos seus primórdios. No entanto é um problema que se encontra a ser reforçado sobretudo com as redes sociais, atuando sobre todas as áreas da sociedade. O "Fact-Checking" é também um fenómeno que
surge como resposta a esse problema. Primeiro em um contexto político, agora como resposta em todos os contextos.
Foi realizado um inquérito por questionário online a 143 indivíduos com objetivo de medir a perceção dos inquiridos referente ao fenómeno da desinformação, mas também ao "Fact-Checking". Através dos resultados foi possível observar que existe uma certa consciência sobre os temas da desinformação e do "Fact-Checking". Ou seja, estão informados sobre os temas e percebem a importância das redes sociais. Foi também possível perceber que os meios de verificação de fatos estão a crescer em Portugal e se sente que são precisos meios como esses para combater o problema da desinformação.
en
We currently live in an era where the emergence of the Internet is no longer just emergent, but something completely established and the norm.
Misinformation is not a current phenomenon, existing at least since the 1990s when the Internet as we know it was in its infancy. However, it is a problem that is being reinforced especially with social media, acting on all areas of society. Fact-Checking is also a phenomenon that arises as a response to this problem. First in a political context, it now emerges as a response in all contexts.
An online questionnaire survey was conducted among 143 individuals with the aim of measuring the respondents' perception of the phenomenon of disinformation, but also of Fact-Checking. Through the results it was possible to observe that there is a certain awareness about the themes of disinformation and Fact-Checking. In other words, they are informed about the issues and realize the importance of social media. It was also possible to see that fact-checking media are growing in Portugal and it is felt that such
media are needed to combat the problem of disinformation.