Título
Corporate social responsibility: toward a generic implementation framework for firms
Autor
Cruz, Carlos Alberto Lopes
Resumo
pt
Uma liderança com propósito inspira não só as partes interessadas, como gera riqueza intangível e proporciona diferenciação competitiva. No entanto, mais do que as palavras, o que realmente importa são as ações que se materializam nesse objetivo. O método desta investigação baseia-se numa abordagem holística de estudos de caso múltiplos, com informação recolhida através de entrevistas a líderes de empresas, aplicando a metodologia de análise temática de dados.
Integrando a teoria do comportamento planeado e um modelo de lacuna intenção-comportamento para pesquisar sobre as motivações dos líderes em abraçar responsabilidade social empresarial, este estudo explora os comportamentos-chave, os aceleradores e os inibidores da implementação das estratégias de responsabilidade social. O resultado desta tese é um contributo para a construção de um quadro genérico de implementação deresponsabilidade social nas empresas. Assim, este estudo revela como a responsabilidade social empresarial pode ser incorporada em todas as decisões da empresa, através de ações concretas e valoradas por todas as partes interessadas, e como parte da visão e estratégia da gestão com propósito.
en
Purpose-driven leadership brings inspiration to stakeholders, creates future goodwill, and provides differentiation versus competition. Nonetheless, more than words, what really matters are the actions that materialize that purpose. This thesis' research method draws on a holistic multiple-case study approach, with primary data collected from interviews to leaders of firms, applying thematic analysis as data analysis methodology. Integrating the theory of planned behavior and an intention-behavior gap model to examine leaders’ motivations towards Corporate Social Responsibility (CSR), this research explores key behaviors, drivers, and inhibitors of what puts CSR strategies into action. The outcome of this thesis is a contribution to build a corporate social responsibility generic implementation framework for firms, revealing how CSR can be embedded in all company decisions, evidenced by concrete actions, and valued by all stakeholders as part of the vison and strategy of managing with purpose.