Título
"Está no nosso ADN": as iniciativas sociais das empresas e a construção discursiva da responsabilidade social empresarial
Autor
Rowland, Jussara Maria de Abreu
Resumo
pt
Esta tese tem como objetivo central analisar a forma como a difusão e adesão ao conceito de
Responsabilidade Social Empresarial (RSE) transformou a forma como as empresas
portuguesas conceptualizam as suas iniciativas sociais para públicos externos, e
compreender o papel que estas iniciativas têm no contexto da construção discursiva da
própria RSE. Partindo da análise de entrevistas com responsáveis pelas iniciativas sociais de
27 empresas portuguesas, o estudo centrou-se em três dimensões da construção discursiva
do fenómeno: as narrativas sobre o passado; a delimitação de fronteiras discursivas; e a
importância das formas de nomeação. O cruzamento destas dimensões permitiu identificar os
elementos centrais do campo discursivo do investimento social das empresas. Por um lado, a
crescente orientação para pensar as práticas de cariz social como ferramentas de gestão
integradas na estratégia empresarial e alinhadas com a área de negócio da empresa. Por
outro lado, a constante necessidade de articular objetivos morais e económicos, essencial
para a construção de uma identidade de empresa socialmente responsável. Essa gestão é
feita discursivamente através da ênfase nas continuidades e descontinuidades temporais
entre as iniciativas do passado e as práticas do presente, pela inclusão e exclusão de
determinadas formas de investimento social da esfera da RSE e pela crescente utilização do
conceito comunidade para justificar e nomear as práticas sociais da empresa.
en
This thesis aims to analyze how the diffusion and adherence to the concept of Corporate Social
Responsibility (CSR) has transformed the way Portuguese companies conceptualize their
social initiatives for external publics, and to understand the role these initiatives have in the
context of the discursive construction of CSR itself. Based on the analysis of interviews with
the professionals in charge of the social initiatives of 27 Portuguese companies, the study
focused on three dimensions of the discursive construction of the phenomenon: the narratives
about the past; the delimitation of discursive borders; and the importance of naming practices.
The intersection of these dimensions made it possible to identify central elements of the
discursive field of corporate social investment. On one hand, the growing orientation to think
of social practices as management tools integrated in the business strategy and aligned with
the core business of the company. On the other hand, the constant need to articulate moral
and economic objectives that are essential to construct a socially responsible corporate
identity. This is done discursively through the emphasis on temporal continuities and
discontinuities between past initiatives and present practices, by the inclusion and exclusion
of certain forms of social investment from the CSR sphere, and by the growing use of the
concept of community to justify and name the company's social practices.