Título
Apresentação do «eu» e empoderamento feminino no Instagram: os casos de @taniiagraca, @omeuutero e @catarinacorujo
Autor
Alemão, Eva Carlota Morgado
Resumo
pt
As redes sociais online têm vindo a ganhar terreno no dia-a-dia da sociedade. Atualmente, tem-
se acesso a um vasto leque de informação que, muitas das vezes, nos é sugerido através do
algoritmo. As redes sociais online mais do que fontes de informação são palcos de
autoapresentação que estão disponíveis para um avultado número de indivíduos. É também
nestes espaços que alguns utilizadores decidem, através de estratégias de autoapresentação,
vincular ideais, pensamentos e valores. Quando atingido um número considerável de seguidores
os utilizadores passam a ser considerados influencers tendo assim a possibilidade de ampliar o
alcance da mensagem que pretendem transmitir.
Em redes sociais online como o Instagram a presença do algoritmo é notória, ainda que não se
lhe preste a devida atenção. Numa plataforma onde a regra “primeiro imagem, depois texto” é
lei máxima, a comunicação é feita sobretudo através de uma cultura visual. Esta predominância
imagética associada à gestão feita pelo algoritmo pode levantar questões relativas ao género,
uma vez que o corpo feminino é frequentemente alvo de censura.
O desenho da pesquisa, assente numa metodologia qualitativa, permitiu concluir que o
Instagram tanto pode ser veículo de empoderamento feminino como pode funcionar enquanto
elemento opressor, sendo esta última nuance causada pelo algoritmo.
en
Online social networks have been gaining ground in the daily life of society. Currently, we have
access to a wide range of information that is often suggested to us by algorithms. Online social
media, more than sources of information, are stages of self-presentation that are available to a
large number of individuals. It is also in these spaces that some users decide, through strategies
of self-presentation, to link ideals, thoughts and values. When a considerable number of
followers is reached, users become influencers and thus have the possibility to expand the reach
of the message they want to convey.
In online social networks such as Instagram, the presence of the algorithm is notorious, even
though it is often not given due attention. In a platform where the rule “first image, then text”
corresponds to maximum law, communication is mainly performed through visual culture.
Image predominance associated with management achieved through the algorithm may raise
questions regarding gender, since the female body is often the target of censorship.
The research design, based on a qualitative methodology, allowed us to conclude that Instagram
can both be a vehicle of female empowerment, as well as an oppressive element, due, in the
latter case, to the influence of the algorithm.