Título
Can we sense shift in consumer behaviour in Portuguese retail companies due to the pandemic?
Autor
Pereira, João Filipe Peixoto
Resumo
pt
A pandemia do coronavírus 2019 (COVID-19) tem efeitos nos mais diversos campos da
sociedade, desde a saúde mental e estilo de vida, ao comércio e educação. Foi necessária uma
enorme adaptação da população e reestruturação de hábitos para conseguir avançar nesta nova
realidade, levando várias empresas a reinventar a forma como conduziam os seus negócios e a
uma completa metamorfose dos respetivos planos de negócio.
Como tal, surgiu o interesse em realizar esta investigação para compreender como o
comportamento do consumidor nas empresas de retalho portuguesas foi afetado pelo
confinamento no país, tendo como objetivo identificar a mudança na intenção de compra dos
consumidores a viver em Portugal e o que motivou essa mesma mudança, permitindo extrair
informações que permitam auxiliar na tomada de decisão das organizações.
Assim, recolheram-se 15,000 comentários da rede social Facebook referentes ao período
pré-confinamento, confinamento e pós-confinamento em Portugal. Em seguida, foram
utilizados técnicas e processos de mineração de dados para limpeza do conjunto de dados
recolhidos e extração de conhecimento. Ainda, realizou-se uma análise de mineração de
intenções para avaliar os comentários recolhidos e extrair conclusões.
Por fim, os resultados deste estudo indicam uma evolução negativa na intenção de compra
dos consumidores, verificando-se que a relação com a empresa deteriorou-se e problemas ao
nível da supply chain aumentaram, indicando ser necessário redirecionar as estratégias para
melhorar o serviço de apoio ao cliente e os canais de distribuição para ir ao encontro da
satisfação dos clientes, podendo ser aplicável a outros países em contextos semelhantes.
en
The 2019 coronavirus pandemic (COVID-19) has effects in the most diverse fields of our
society, from mental health and lifestyle to commerce and education. A huge adaptation by the
population and restructuring of habits was necessary to make progress in this new reality,
leading several companies to reinvent the way they conducted their businesses and a complete
metamorphosis of their business plans.
As such, there was an interest in conducting this research to understand how consumer
behaviour in Portuguese retail companies was affected by the lockdown in the country, aiming
to identify the change in the purchase intention of consumers living in Portugal and what
motivated this same change, allowing extracting information to help organizations in the
decision making.
Thus, 15,000 comments were collected from the social network Facebook referring to the
pre-lockdown, lockdown, and post-lockdown period in Portugal. Then, data mining techniques
and processes were used to clean the set of collected data and extract knowledge. Furthermore,
an Intention Mining analysis was carried out to assess the collected comments and draw
conclusions.
Finally, the results of this study indicate a negative evolution in the purchase intention of
consumers, verifying that the relationship with the company deteriorated and problems in the
supply chain increased, indicating that it is necessary to redirect strategies to improve the
service of customer support and distribution channels to meet customer satisfaction and may
apply to other countries in similar contexts.