Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

O podcast e o consumo de notícias: o caso das pessoas com deficiência visual

Autor
Dias, Inês da Silva
Resumo
pt
Com base em alguns estudos realizados em contexto nacional, os média portugueses com presença na Internet apresentam restrições ao consumo de conteúdos mediáticos para pessoas com deficiência visual (Fernandes, 2011; Pinto, 2014; Silva, 2017). O presente estudo exploratório pretendeu contribuir para a discussão e aprofundamento do conhecimento científico acerca do formato podcast, para um jornalismo mais inclusivo e acessível, avaliando a forma como os podcasts existentes, segundo a opinião de quem os consome, promovem a inclusão de audiências com deficiência visual. Os resultados sugerem que, segundo a amostra de pessoas com deficiência visual que participaram neste estudo, o formato podcast é acessível para o consumo de notícias e de que a informação transmitida é feita de forma clara e adequada aos seus interesses, de modo geral. Os resultados também sugerem que na perceção das pessoas com deficiência visual, as potencialidades deste formato para o consumo de notícias são mais significativas do que os seus desafios. No entanto, verifica-se que este formato ainda não é 100% acessível para pessoas com deficiência visual. 13 pessoas (52.0%), afirmaram já ter sentido dificuldades no acesso, tendo mencionado algumas sugestões de melhoria que devem ser tidas em consideração, para que este formato continue a evoluir e a melhor atender às necessidades de pessoas com deficiência visual.
en
Based on some studies carried out in a national context, the portuguese media with a presence on the internet show restrictions in the consumption of media content for people with visual impairment (Fernandes, 2011; Pinto, 2014; Silva, 2017). This exploratory study intended to contribute to the dis- cussion and deepening of scientific knowledge about the podcast format, for a more inclusive and accessible journalism, evaluating how existing podcasts, according to the opinion of those who con- sume them, promote the inclusion of audiences with visual impairment. The results suggest that, ac- cording to the sample of visually impaired people who participated in this study, the podcast format is accessible for the consumption of news and that the information transmitted is generally made in a clear and adequate way to their interests. The results also suggest that in the perception of people with visual impairment, the potential of this format for news consumption is more significant than its challenges. However, it appears that this format is not yet 100% accessible for people with visual im- pairment. 13 people (52.0%) stated that they had already experienced difficulties in accessing them, having mentioned some suggestions for improvement that should be taken into account, so that this format continues to evolve and better meet the needs of people with visual impairment.

Palavras-chave

Podcast
media literacy
Acessibilidade
Accessibility
Visual impairment
Deficiência visual
Literacia mediática
Usabilidade -- Usability

Acesso

Acesso livre

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