Título
Out Museum: aproximação entre pessoas com deficiência visual e a arte contemporânea
Autor
Jesus, Ana Patrícia Pinto de
Resumo
pt
Como seria um museu de arte contemporânea acessível a pessoas com deficiência visual?
Em resposta à pergunta de partida e através de um estudo qualitativo, procurámos planear
um museu de arte contemporânea portátil, multissensorial e acessível. O Out Museum,
consiste numa mala com réplicas das obras de Lygia Clark - artista plástica contemporânea
que desenvolveu uma estética sensorial – e conteúdos informativos nas versões braille e
ampliada.
Com base numa pesquisa documental e bibliográfica, questionámos a relação entre
as pessoas com deficiência visual e os museus de arte, salientando a predominância da
cultura visual e, consequentemente, o afastamento destes públicos. No entanto, conclui-se
que a utilização de materiais quotidianos e a multissensorialidade das obras contemporâneas,
facilitam o seu reconhecimento e possibilitam a sua fruição através de outros canais
sensoriais, criando oportunidade à inclusão. O Out Museum, enquanto “museu portátil”, tem
origem na “Boîte-en-valise” de Marcel Duchamp, à qual acrescenta o propósito de
democratização e inclusão através da arte.
Durante a pesquisa empírica, através da realização de entrevistas, focus group e
observação participante, analisámos experiências de visita de pessoas com deficiência visual
a exposições de arte contemporânea, como ao protótipo do Out Museum, que permitiram
validar a escolha das obras de Lygia Clark, corrigir o protótipo e ponderar o alargamento deste
projeto a outros públicos.
Com base em dados estatísticos, definimos o público-alvo do projeto e,
posteriormente, planeámos a estratégia de marketing, o modelo de negócio e os processos
de avaliação a implementar no Out Museum.
en
How can a contemporary art museum be accessible to visually impaired people? In response
to the question, through a qualitative study, we planned a portable, multi-sensorial and
accessible contemporary art museum. The Out Museum is a suitcase with replicas of Lygia
Clark’s works – a contemporary artist who developed a sensorial aesthetic - with informative
contents in braille and large print.
Based on a documental and bibliographical research, we questioned the relationship
between visually impaired people and art museums, emphasizing the predominance of visual
culture and, consequently, the distance of these audiences. However, we concluded that the
use of everyday materials and the multi-sensoriality of contemporary works, help visually
impaired people to recognize them and experience them through other sensorial channels,
creating an opportunity for inclusion. The Out Museum, as a "portable museum", comes from
the "Boîte-en-valise" by Marcel Duchamp, to which we added the purpose of democratization
and inclusion through the art.
During the empirical research, through a focus group, interviews and participant
observation, we analyzed experiences of visually impaired people visiting contemporary art
exhibitions, such as the Out Museum’s prototype, which allowed us to validate the choice of
Lygia Clark’s work, improve the prototype and consider to include other audiences in this
project.
Based on statistical data, we defined the project’s target audience and then we planned
the marketing strategy, the business model and the evaluation processes to be implemented
in the Out Museum.