Título
O compromisso afetivo: O papel da transparência na comunicação, da liderança ética e do work engagement
Autor
Duarte, Maria Inês Gouveia Grade
Resumo
pt
O interesse no estudo da transparência na comunicação tem vindo a crescer, contudo, ainda existem poucos estudos relativos a esta variável e as suas relações. Num mundo caracterizado por mudanças que influenciam a perceção de segurança dos trabalhadores, torna-se cada vez mais importante que a transmissão de informação realizada nas organizações seja regular, atempada e pertinente, de forma a que os colaboradores se sintam seguros e comprometidos com as organizações onde trabalham. Esta investigação tem como objetivos compreender o impacto da transparência na comunicação, no compromisso organizacional afetivo. Pretende ainda analisar o papel mediador do work engagement e o papel moderador de um estilo de liderança ético.
Para responder aos objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia quantitativa, através da administração de um questionário online a 221 indivíduos que se encontravam empregados no momento do estudo.
Os resultados evidenciam uma relação significativa entre a perceção de transparência na comunicação e um aumento do compromisso afetivo dos colaboradores. A transparência na comunicação, via work engagement, influenciam positivamente o compromisso organizacional afetivo. A moderação da liderança ética não se mostrou significativa em nenhuma das relações testadas.
Os resultados empíricos são fundamentais para as organizações que pretendam manter os seus colaboradores satisfeitos e comprometidos através da propagação de uma cultura de comunicação transparente que possa potencialmente conduzir a uma reputação interna favorável, boas relações organização-colaborador, engagement dos colaboradores e elevados níveis de compromisso organizacional afetivo.
en
The interest in the study of communication transparency has been growing, however, there’s not much research concerning this variable and its relations. In a world characterized by changes that influence the perception of security of employees, it becomes more important that the spread of information made by organizations its regular, timely based, and accurate, contributing for a sense of safety and commitment to the organizations. This investigation aims to understand the impact of communication transparency in affective organizational commitment. It also intends to analyze the mediation role of work engagement and the moderating role of an ethical leadership style.
To respond to the proposed objectives, a quantitative methodology was used, through the administration of an online questionnaire to 221 individuals that were employed at the time of the investigation.
The results show a significative relationship between the perceptions of transparent communication and increased organizational affective commitment of employees. Communication transparency via work engagement, positively influences organizational affective commitment. The moderation of ethical leadership is not significant in any of the relationships tested.
The empirical results obtained are fundamental to the organizations that aim to maintain committed and satisfied employees, trough the dissemination of a transparent communication culture, that can potentially lead to a favorable internal reputation, good organization-employee relationships, employee engagement and high levels of organizational affective commitment.