Título
Being socially responsible, betting on an emotional bond and communicating internally: A possible path to stimulate employees engaged with work
Autor
Lopes, Joana Filipa Canento
Resumo
pt
Numa realidade recente as atividades adaptam-se a um novo contexto causado pela Covid-19 que tornou os agentes económicos mais exigentes e com uma importância crescente nas pessoas que constituem uma organização. São precisas ferramentas que gerem resultados positivos, e o presente estudo posiciona a Responsabilidade Social Corporativa como uma ferramenta que deve fazer parte das decisões estratégicas das organizações, originando empregados com maiores níveis de envolvimento com o trabalho. É defendida ainda a importância de um compromisso afetivo com a organização e a existência de uma comunicação interna, que vêm reforçar uma perceção positiva das práticas e do envolvimento.
Uma amostra de 165 participantes de sete organizações deu opinião num questionário online e presencial, com dois momentos distintos de resposta, completo com medidas sobre os construtos em questão. Os resultados suportam a importância da existência de práticas responsáveis dentro de uma organização para envolver empregados com o trabalho, e a relevância de gerar um compromisso afetivo nesta primeira relação. Ainda, mostram que comunicar internamente faz com que tais práticas contribuam ainda de forma mais significativa na obtenção de empregados com um maior vínculo emocional, mas que comunicar através de empregados comprometidos não modera de forma positiva a primeira relação construída.
O presente estudo contribui para reforçar a importância de apostar em práticas socialmente responsáveis, práticas essas que devem ser vistas como uma ferramenta para envolver os empregados com o trabalho. O compromisso afetivo e a comunicação interna estão presentes para relevar o seu potencial na promoção de comportamentos laborais positivos.
en
Recent times have forced organisations to adapt to a new context caused by Covid-19 that made the economic agents more demanding, with a growing importance on the people who form an organisation. Tools that generate positive results are needed, and this study positions Corporate Social Responsibility as a tool that should be part of the strategic decisions of organisations, giving rise to employees with higher levels of engagement with work. The study also defends the importance of employee’s affective commitment and of internal communication, both of which reinforce a positive perception of responsible practices and engagement.
A sample of 165 participants from seven organisations gave opinion in an online and face-to-face questionnaire, with two distinct moments of response, comprising measures on the constructs in question. The results support the importance of the existence of socially responsible practices within an organisation on employees’ engagement with work, as well as supporting the relevance of generating affective commitment in this first relationship. Furthermore, results show that communicating internally makes such practices contribute even more significantly to obtaining employees with a greater emotional bond, but that communicating through committed employees does not positively moderate the first relationship built.
The present study contributes to reinforce the importance of investing in socially responsible practices, which should be seen as a tool to engage employees with their work. Affective commitment and internal communication are present to highlight their potential in promoting positive work behaviours.