Título
The importance of employees’ engagement initiativesin the hospitality industry in Portugal
Autor
Moura, Leonor Maria Terruta Marques de
Resumo
pt
Lidar com a intenção de rotatividade dos trabalhadores é uma questão atual no mundo da
hotelaria. A Covid-19 criou ansiedade e tensões em todo o mundo, refletindo sobre
despedimentos múltiplos e um grande impacto na intenção de rotação de pessoal. Este estudo
examinou o efeito dos incentivos percebidos pelos trabalhadores na intenção de saída através
do papel mediador da satisfação no trabalho, numa amostra de trabalhadores do sector hoteleiro
em Portugal. Adicionalmente, pretendeu oferecer conclusões importantes sobre os incentivos
que os trabalhadores mais valorizam. Um conjunto de hipóteses foi desenvolvido através de um
quadro conceptual baseado na revisão de literatura. Um estudo empírico através de um inquérito
anónimo aplicado a 194 empregados. Após a recolha e análise dos dados através do SPSS, os
resultados indicam que os incentivos percebidos, a satisfação no trabalho e a intenção de saída
estão significativamente associados. A perceção dos incentivos dos trabalhadores diminui
diretamente a intenção de rotatividade, e indiretamente através da satisfação no trabalho. Uma
vez que o efeito direto dos incentivos percebidos é significativo, a mediação através da
satisfação no trabalho é parcial. Os incentivos percebidos têm um efeito significativo na
satisfação dos trabalhadores, e a sua relação diminui a intenção de rotatividade. A remuneração
base, a progressão de carreira, o bom ambiente de trabalho e a formação e desenvolvimento são
os incentivos mais valorizados pelos trabalhadores. Este estudo apresenta resultados que
ajudarão a gerir os trabalhadores nas organizações e fornece implicações relativas a iniciativas
de retenção dos trabalhadores nas práticas de RH.
en
Dealing with employees’ turnover intent is a current issue in the hospitality world. Covid19 has created anxiety and tensions around the globe, reflecting on multiple layoffs and a greater
impact on staff turnover intent. This study aims to examine the effect of employees’ perceived
incentives on turnover intention through the mediating role of employees’ satisfaction for a
sample of hospitality workers in Portugal. Additionally, it provides important findings
regarding the incentives that hotel employees value the most. A set of hypotheses were
developed through a conceptual framework based on the literature review. An empirical study
was developed by means of anonymously surveying responses from 194 employees, as well
people who had work in this sector during the past year. After collecting and analyzing the data
through SPSS, it was established direct and positive relationships between the variables under
study. Results indicate that perceived incentives, job satisfaction, and turnover intention are
significantly associated. Employees’ perceived incentives diminish directly turnover intention,
and indirectly through job satisfaction. As the direct effect of perceived incentives is significant,
the mediation through job satisfaction is partial. Results also suggest that perceived incentives
have a significant effect on employees’ satisfaction and that this relationship diminishes
turnover intention. Additionally, confirms that base salary, career development, good work
environment, and training and development are the incentives most valued by employees. This
study reveals relevant results that will help manage the organizations’ staff and provide social
and practical implications concerning employee engagement initiatives on human resource
management (HRM) practices.