Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Motivação e satisfação no trabalho em contextos sociais e económicos diferentes: Crise e crescimento

Autor
Cortinhas, Alexandra Manuela Vitorino
Resumo
pt
Face à acentuação de diferentes contextos sociais e económicos emerge a necessidade de estudar se as variáveis Motivação e Satisfação no trabalho sofrem impactos distintos. O principal objetivo desta tese incide no estudo da motivação e da satisfação no trabalho em diferentes contextos sociais e económicos, a fim de aferir se o facto de um país se encontrar num período de desenvolvimento económico contribui para resultados mais favoráveis aquando comparado com um país que se encontra numa situação económica mais frágil. Este estudo foi aplicado aos colaboradores de duas unidades hoteleiras do grupo Tivoli Hotels & Resorts, o Hotel Tivoli Oriente e o Hotel Tivoli São Paulo, que permitiu comparar a motivação e a satisfação no trabalho nos dois conceitos chave – a crise e o crescimento, respetivamente. Os resultados obtidos com este estudo revelaram que o contexto social e económico, no caso concreto destas duas unidades hoteleiras, não conduziu a diferentes impactos a nível de motivação e de satisfação no trabalho, contrariamente ao que é apontado pela literatura. De destacar que, de uma forma geral, as unidades hoteleiras apresentaram resultados positivos nas duas variáveis em estudo, a motivação e a satisfação, não tendo sido encontrados fatores muito críticos para ambas. Com base nos resultados alcançados e nas sugestões facultadas pelos colaboradores, foram propostas algumas melhorias para ambos os contextos que visam elevar, continuamente, os níveis de motivação e de satisfação no trabalho.
en
Given the emphasis of different social and economic contexts emerges the need to study whether Motivation and Satisfaction variables at work suffer distinct impacts. The main objective of this thesis, relates to the study of motivation and job satisfaction in different social and economic contexts, in order to assess whether the fact that a country is in a period of economic development contributes to more favorable results when compared with a country that is in a fragile economic situation. This study was applied to the employees of two hotels in the Tivoli Hotels & Resorts’ Chain, Hotel Tivoli Oriente and Hotel Tivoli Sao Paulo, which allowed comparing the motivation and job satisfaction in two key concepts - the crisis and growth, respectively. The results obtained from this study revealed that the social and economic context, in this case these two hotel units did not lead to different impacts in terms of motivation and job satisfaction, contrary to what is indicated in the literature. To emphasize that, in general, the hotel units showed positive results in the two variables under study, motivation and satisfaction, not much critical factors have been found for both. Based on the results achieved and the suggestions provided by reviewers, some improvements to both contexts have been proposed to improve, continuously, the levels of motivation and job satisfaction.

Data

20-nov-2015

Palavras-chave

Motivação
Motivation
Crise e crescimento
Crisis and growth
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo