Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

How corporate social responsibility influences individual performance

Autor
Xavier, Carlos Eduardo Moreira da Costa
Resumo
pt
Num mundo de constantes mudanças onde tudo evolui rapidamente, o mundo dos negócios não é exceção, e as organizações têm que se concentrar não apenas no lucro, mas no seu ambiente e no seu ativo mais importante, os seus recursos humanos. Com a nova geração, uma nova perspetiva de vida profissional surgiu e o conceito de permanecer na mesma empresa para o resto da vida não existe mais. Na nova realidade, ter o lucro como o único objetivo de uma empresa não é aceitável. Seguindo esta nova perspetiva, o principal objetivo deste trabalho foi compreender a relação entre a perceção de responsabilidade social corporativa (RSC) e o desempenho individual. O papel do compromisso afetivo e da perceção de suporte organizacional como potenciais mediadores destas relações foi examinado. Uma amostra de 190 trabalhadores de diferentes organizações completou um questionário online incluindo escalas previamente validadas dos diferentes constructos. Os resultados revelam que a dimensão económica da RSC tem uma influência direta significativa no desempenho individual. Além disso, foram encontradas evidências de que a RSC em relação aos trabalhadores afeta a performance individual por via da mediação da perceção de suporte organizacional. Sobre a RSC em relação à comunidade e ao meio ambiente, apesar de ser um tópico que tem atenção global, não foram encontradas evidências empíricas de que influenciassem o desempenho individual. Os resultados indicam que as empresas devem investir em práticas e políticas de responsabilidade social corporativa, uma vez que também beneficiariam das mesmas em termos de resultados dos seus trabalhadores.
en
In a world of constant changes where everything evolves rapidly, the business world is not exception, and organizations need to focus not only on profit, but in their environment and their most important asset, their human resources. With the younger generation a new perspective of work life has emerged and the concept of staying in the same company for the rest of the life does not exist anymore. In the new reality having the profit as the only objective of a company is not acceptable. Following this new perspective, the main objective of this work was to understand the relationship between the perceived corporate social responsibility (CSR) and the individual performance. The role of affective commitment and perceived organizational support as potential mediators of this relationship was examined. A sample of 190 employees from different organizations has completed an online survey including validated measures of all constructs. Findings reveal that economic CSR dimension has a significant direct influence on individual performance. Also, evidence was found that CSR towards employees affect individual performance with the mediation of perceived organizational support. About the CSR towards community and environment, although it is a common topic that has global attention, it was not found empirical evidence that would influence individual performance. The results indicate that companies should invest on CSR practices and policies, since they would also benefit from it in terms of employees’ results.

Data

25-jan-2022

Palavras-chave

Perceived organizational support
Compromisso afetivo
Affective commitment
Perceção de suporte organizacional
Individual performance
Performance individual
Responsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibility

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo